Muitas parcerias entre montadoras visam reduzir os custos de produção e melhorar o nível de lucro. Pensando nisso, a Ford e a Geely estão estudando um casamento que traga benefício para as duas. A marca dona do Territory tem espaço de sobra e sua nova parceira tem vasto conhecimento tecnológico. Contudo, e como fica a união entre a Geely e a Renault nessa história? A marca do Boreal será traída?
Atualmente, os executivos da marca chinesa estudam uma possibilidade de produzir seus modelos eletrificados na planta de Valência, Espanha. Essa planta internacional da Ford tem espaço suficiente para abrigar mais uma linha de produção, pois produz apenas o Kuga nos dias atuais. Além disso, dividir os custos de produção com outra empresa ajudaria a instalação nas contas mensais, segundo o Carscoops.
Cada um dá o que tem
Além de ajudar com o espaço fabril, usar a fábrica espanhola da Ford ajudaria os carros da Geely a não sofrerem com os altos impostos aplicados aos modelos importados. Vale lembrar que a Europa, o Brasil e os Estados Unidos implementam uma série de taxas aos carros que são enviados aos respectivos mercados.

Por outro lado, a fabricante dona do hatch EX2 poderia ajudar a Ford no aperfeiçoamento dos seus sistemas ADAS de condução semiautônoma. Na visão dos executivos da montadora norte-americana, essa ajuda conseguiria reduzir anos de estudos e desenvolvimento de projetos.
Ainda nesse sentido, a Geely poderia ajudar em atualizações dos conjuntos eletrificados de motorização da Ford. Com essas melhorias, seus modelos poderiam emplacar mais no mercado. Por enquanto, nenhum martelo foi batido e as conversas seguem entre as marcas.

E a Renault?
Enquanto isso, a parceria entre a Renault e a Geely segue firme e forte no Brasil e na Coreia do Sul. Recentemente, a marca dona do EX5 anunciou que comprou mais de 26% das ações da montadora francesa em solo brasileiro. Assim, ela poderá ajudar na fabricação de carros eletrificados e ainda vai usufruir das linhas de produção de São José dos Pinhais, Paraná.
Para se ter ideia, o futuro EX5 EM-i, versão híbrida plug-in do SUV, será fabricada no Paraná, na fábrica da Renault, em breve e chegará ao mercado brasileiro ainda no primeiro semestre de 2026. Já o Renault Koleos contará com motorização eletrificada, desenvolvida a partir deste casamento.

Acha que a parceria entre a Ford e a Geely sairá do papel? Conte nos comentários


