Ao vivo
Home » Novidades » Governo estuda permitir tirar CNH em carro automático e dirigir manual depois

Novidades

Concorda com a proposta?

Governo estuda permitir tirar CNH em carro automático e dirigir manual depois

Minuta também propõe o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas

3 min de leitura

Ao tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), todos aprendemos a engatar marcha, soltar a embreagem e rezar para o carro não morrer. Mas isso pode mudar em breve. O governo federal estuda permitir que o exame prático para tirar a carteira de motorista seja feito em carros automáticos, sem que o motorista fique limitado apenas a esse tipo de veículo depois de aprovado.

De acordo com informações divulgadas pelo UOL, o Ministério dos Transportes prepara uma minuta de resolução que flexibiliza completamente o processo de obtenção da CNH. O texto propõe que o candidato possa fazer a prova prática em carro automático, mesmo que queira dirigir modelos manuais depois.

Carro do candidato e liberdade no processo

Assim como já divulgado pelo Auto+, uma das outras propostas do governo prevê ainda que o aluno não precise obrigatoriamente frequentar uma autoescola.

Nova CNH para carro automático será realidade em 2025 - Imagem de uma CNH
Carteira Nacional de Habilitação

Ele poderá aprender com um instrutor credenciado, definir livremente o número de aulas e até usar o próprio carro, ou o de outra pessoa, para fazer o exame. O veículo só precisará estar em boas condições e seguir as normas de segurança do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Ministério afirma que essa mudança moderniza a formação de condutores e se adequa à realidade do mercado, onde os carros automáticos estão se tornando maioria. 

Prova com nota de 0 a 100 e até monitoramento eletrônico

Simulador Autoescola (divulgação)

Também está sendo discutido um novo formato de exame prático. O candidato começará com 100 pontos e perderá de acordo com os erros durante o trajeto, com pesos diferentes conforme a gravidade da infração. Para ser aprovado, será preciso acertar pelo menos 90 pontos.

Além disso, o exame poderá contar com monitoramento eletrônico com câmeras, sensores e telemetria para garantir a imparcialidade na avaliação. Uma comissão de três examinadores será responsável pela nota final e o candidato poderá acessar os registros do exame, inclusive para contestar o resultado se achar necessário.

Consulta pública e próximos passos

Carteira Nacional de Habilitação - Novo Golpe da CNH
Carteira Nacional de Habilitação [Divulgação]

A proposta recebeu aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e está em consulta pública até o dia 2 de novembro. A população poderá enviar sugestões, e a versão final deve ser votada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) até o fim do ano.

E você, concorda com a nova proposta? Deixe sua opinião nos comentários!


YouTube video

3 comentários em “Governo estuda permitir tirar CNH em carro automático e dirigir manual depois”

  1. Fernando da Silva

    Já passou da hora disso acontecer,as alto escolas se beneficiam enrolam os alunos muito das vezes impõe obstáculos pra reprovar o aluno e se beneficiar e questão dos carros automático o futuro são eles a maioria já sai de fábrica automático muito mais prático econômico melhor pra dirigir eu pessoalmente não compro carro manual nunca

    • Leo

      Ok, vc está no seu pleno direito de escolher qual carro dirigir.

      O que não acho certo é alguém tirar CNH, fazendo prova somente em carro automático, se achar no direito de depois poder dirigir um com câmbio manual…

      Não sejamos ingênuos de achar que ninguém fará a artimanha de usar um automático somente para passar na prova, para depois encarar a realidade de dirigir o seu carro de verdade, que é manual…

      Enfim, se isso realmente acontecer, o que veremos será uma sucessão de barbeiragens e acidentes – mais do que já ocorre hoje…

  2. Adilson

    As morte la serão triplicada com essa mudança

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar