Home » Novidades » GWM iniciará produção nacional do Haval H6, e SUV deverá receber mudanças

Novidades

GWM iniciará produção nacional do Haval H6, e SUV deverá receber mudanças

A GWM iniciará a produção dos primeiros protótipos do Haval H6 em Iracemápolis (SP), e o SUV contará com sistema híbrido flex

3 min de leitura

A GWM vai iniciar, em junho deste ano, a produção dos primeiros protótipos na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo. É dessa unidade que sairão todas as versões do utilitário esportivo Haval H6.

Durante uma coletiva de imprensa no Salão de Xangai, na China, a Great Wall Motors (GWM) confirmou que o complexo industrial de Iracemápolis — antiga fábrica da Mercedes-Benz — será responsável por fabricar toda a linha do SUV Haval H6 no Brasil.

A produção começará de forma simultânea para todas as versões: o híbrido pleno HEV2, os plug-in híbridos PHEV19, PHEV34 e o SUV-cupê Haval H6 GT. “A fábrica já tem cerca de 400 pessoas em treinamento, com expectativa de chegar a 800 colaboradores até o fim deste mês”, afirmou Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da montadora.

Haval H6 [Auto+ / João Brigato]

Segundo Bastos, o SUV foi escolhido para estrear a produção nacional por conta do sucesso alcançado no mercado brasileiro. A capacidade instalada da planta de Iracemápolis, no interior de São Paulo, é de 50 mil unidades por ano.

Índice de nacionalização do Haval H6

Segundo a GWM, o índice de nacionalização dos primeiros Haval H6 montados localmente será de 35%. Apesar disso, a expectativa é de trocar os componentes importados por fornecedores locais a partir de 2026.

Embora já tenham sido flagrados protótipos camuflados, o SUV nacional “trará alterações visuais, mas elas não serão radicais”, diz Bastos. Aliás, o Haval H6 já exibe um novo visual na China, que, inclusive, foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O executivo também confirmou que os consumidores terão de esperar cerca de dois meses até a estreia da versão adaptada ao mercado nacional, devido aos ajustes que ainda estão sendo realizados.

Flex não é para agora, mas está nos planos

Isso significa que a GWM pode lançar o SUV nacionalizado com o design atual e motorização híbrida convencional ainda este ano, deixando o facelift e a chegada do sistema híbrido flex para 2026. A estratégia faz sentido.

Vale lembrar, que ao desembarcar no Brasil, em 2023, a GWM afirmou que não faria mudanças nos modelos vendidos aqui por pelo menos três anos — e tem cumprido a promessa até agora.

Haval H6 [Auto+ / João Brigato]

O que você acha dos carros da GWM? Se você é — ou já foi — proprietário de um, compartilhe sua experiência nos comentários!


YouTube video

Assuntos

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar