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GWM Poer P30 Trail x Ford Ranger Black: a disputa acirrada no agro

De um lado temos a GWM Poer P30 Trail e do outro a Ford Ranger Black. Prepare-se para o embate das caminhonetes médias acessíveis

7 min de leitura

Um dos segmentos mais disputados do mercado automotivo brasileiro hoje é o de caminhonetes médias. Os brasileiros podem se decidir por modelos veteranos ou aqueles novos que vieram tentar surfar nessa onda. A GWM viu potencial nesta categoria e apresentou recentemente a Poer P30. Ela é vendida em duas versões, a Trail e a Exclusive. Inclusive, a mais barata acaba de arranjar briga com a Ford Ranger Black.

Neste comparativo especial, o Auto+ trará detalhes de visual, motorização, desempenho e itens de série entre as duas caminhonetes que custam até R$ 240 mil. Assim, você pode conhecê-las um pouco melhor e depois realizar um test-drive em cada uma. Então, aperte os cintos e prepare-se para o embate das picapes.

Porte encorpado

A GWM Poer P30 Trail aposta em visual mais reto e com apliques cinza para chamar sua atenção. Na dianteira, os chamarizes vão para a grade ampla e com contorno cinza fosco, faróis amplos, iluminação dividida em duas partes e o para-choque mais encorpado. O capô é elevado e o para-brisa levemente inclinado. Nas laterais, as caixas de rodas são pintadas na cor do modelo e bem demarcadas.

Sua linha de cintura é alta, tem rack de teto e estribo lateral. As rodas são diamantadas de liga leve de 18 polegadas. Já na parte de trás, a tampa da caçamba traz o nome da marca em destaque e em relevo. Lanternas na vertical e para-choque com aplique escurecido se destacam.

GWM Poer P30 prata de traseira andando no fora de estrada
GWM Poer P30 [Divulgação]

Por sua vez, a Ford Ranger Black se destaca na multidão por trazer peças escurecidas espalhadas pela sua carroceria. Sua grade também é ampla e ainda tem uma peça que interliga os faróis. Inclusive, os iluminadores possuem o formato da letra “C”. Para-choque saliente, faróis de neblina e capô com vincos pronunciados são seus chamarizes. Dos lados, a Ranger mais barata tem capa dos retrovisores pintada de preto.

O estribo lateral é escurecido e suas caixas de rodas são menos salientes do que as da Poer P30. As rodas de liga leve são de 18 polegadas e acinzentadas. A Ranger Black não tem rack de teto. Mas, vem com santantônio cinza. Na traseira, o nome da picape está em destaque na tampa da caçamba. Ela tem degrau lateral, lanternas na vertical e o para-choque salientado. Se você prefere um modelo com ar mais parrudo, vá de Ranger.

Cavalaria e outros detalhes

Sob o capô, a GWM Poer P30 Trail traz o motor 2.4 turbo diesel de 184 cv e 48,9 kgfm de torque, já disponível a 1.000 rpm e entregue em sua totalidade a 1.500 rpm. Tem injeção direta e quatro cilindros em linha. O câmbio é automático de nove marchas e a tração é integral. A velocidade máxima é de 165 km/h e ela precisa de 11,2 segundos para atingir os 100 km/h. O consumo na cidade é de 9,5 km/l.

E ele sobe para 10,6 km/l na estrada. A autonomia urbana é de 741 km e a rodoviária é de 827 km. Em relação ao tamanho, a caminhonete chinesa tem 5,41 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,88 m de altura e 3,23 m de entre-eixos. Ela pesa 2.215 kg. A caçamba acomoda 1.248 litros ou 1.018 kg de carga. A capacidade de reboque com freio é de 3.100 kg e sem freio é de 750 kg. O ângulo de entrada é de 27°, o de saída é de 25° e a altura em relação ao solo é de 22,7 cm.

Motor 2.4 turbo diesel da GWM Poer P30
Impressões GWM Poer P30 Exclusive

A Ford Ranger Black usa o motor 2.0 turbo diesel de quatro cilindros e com injeção direta. Ele rende 170 cv e 41,3 kgfm. A transmissão é automática de seis marchas. Entretanto, é válido reforçar que esta versão é dotada de tração traseira. Caso você queira mais potência, busque pelas versões 3.0 V6 da gama da Ranger. A velocidade máxima é de 164 km/h e o 0 a 100 km/h é feito em 12 segundos. As médias de consumo são de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.

O alcance urbano é de 816 km e o rodoviário é de 968 km. Sobre tamanho, ela conta com 5,35 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,88 m de altura e 3,27 m de entre-eixos. A caçamba leva 1.250 litros ou 1.031 kg. Seu peso é de 2.069 kg. A capacidade de reboque com freio é de 3.100 kg. O ângulo de entrada é de 30°, de saída é de 26° e a altura em relação ao solo é de 23,5 cm. A Poer leva o ponto por ser um pouco mais potente.

motor 2.0 turbo ford ranger black
Ford Ranger Black [Auto+ / João Brigato]

Cabine e itens de série

Para chamar atenção dos picapeiros, a Poer P30 Trail vem equipada com interior escurecido, bancos em couro sintético, quatro airbags, alerta de saída e assistente de permanência em faixa. Controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade e freio de estacionamento eletrônico se destacam. Ainda nesse sentido, ela tem frenagem autônoma de emergência e sensor de estacionamento traseiro.

Câmeras 360°, chamada inteligente para Corpo de Bombeiros, painel de instrumentos de 10,25 polegadas, central multimídia de 14,6 polegadas e carregador de celular por indução são destaques. O volante é multifuncional. Protetor de caçamba, assistente de partida em rampas e descidas e ar-condicionado automático de duas zonas e saídas para bancos traseiros são chamarizes. A suspensão dianteira é independente de braço duplo e a traseira tem eixo rígido e mola semi-elípticas.

Interior da GWM Poer P30
GWM Poer P30 [Divulgação]

A Ranger Black traz ar-condicionado digital, painel de instrumentos de oito polegadas, central multimídia SYNC 4 e carregador de celular por indução. Faróis de LED, sensor crepuscular, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas são destaques. Além disso, ela tem sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, seletor de modo de condução e outros equipamentos.

Saídas de ar-condicionado para segunda fileira, bancos com revestimento diferenciado, DRL’s, sete airbags e piloto automático saem de fábrica. Limitador de velocidade, quatro modos de condução, provisão elétrica de reboque e direção elétrica são de série nesta versão. A suspensão dianteira é independente com braços sobrepostos e a traseira é por eixo rígido e mola semi-elípticas. Aqui, a GWM Poer P30 Trail sai na frente por ter mais equipamentos.

cabine ford ranger black

Preços

Atualmente, as concessionárias da GWM oferecem a Poer P30 Trail com preços que partem de R$ 240 mil. Sua garantia é de 10 anos. Ela pode ser comprada em três tons: preto Khalifa, branco Noronha ou prata Lunar. A marca chinesa ainda a oferece em seu site oficial e por meio de uma página especial do Mercado Livre com bônus de R$ 20 mil. Assim, ela sai por R$ 220 mil.

Já a Ford Ranger Black é oferecida aos brasileiros por R$ 238.900. Sua garantia é válida por cinco anos. Em sua paleta de cores, a picape norte-americana pode ser escolhida nas cores preto Gales, cinza Moscou, prata Geada, azul Belize ou branco Artico. Nenhum dos tons possui valor adicional. Aliás, esta versão passou a fazer parte do programa de assinatura Ford Go. No fim, a Poer P30 Trail é mais equipada, mais potente, mas cobrar um pouco a mais que a Ford Ranger, hoje a referência na categoria.

GWM poer P30 branca vista de trás
GWM Poer P30 [Divulgação]

Entre a Poer P30 Trail e a Ranger Black, qual você escolheria? Conte nos comentários


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4 comentários em “GWM Poer P30 Trail x Ford Ranger Black: a disputa acirrada no agro”

  1. Evandro

    Ranger é uma grande ilusão. Claramente o modelo foi lançado visando baixos custos, até com estribo de plástico e sem ajustes de cintos.
    Motor V6 dando muita dor de cabeça com os mesmos problemas da Amarok, e motor 2.0 com correia banhada a óleo já começa a incomodar.
    Poer é chinesa, nem sabemos como será a sua adaptação com o nosso diesel ruim.
    Acho que temos opções melhores hoje, como a S10, a Frontier e a Triton, as únicas que estão provando maior confiabilidade.

    • Eduardo

      A de maior credibilidade, vc não citou , e é a mais vendida disparada

  2. Ricardo

    Que comparativo mequetrefe é esse??? Cadê a avaliação das capacidades de cada veículo? E a rede de revendedores? Custo de manutenção e seguro? Dirigibilidade? Confiabilidade? Valor de revenda? Um comparativo de verdade discute todas essas questões frente a frente. Avaliar só contando alguns números da ficha técnica e comparando a lista de equipamentos, que sempre foi um estratagema dos chineses, é muito raso. No fim das contas, os made in China estão com essa política agressiva simplesmente porque estão com carros mofando nos estoques em razão de um incentivo exacerbado à produção e agora não tem mercado consumidor pra dar conta. Em condições normais, duvido que conseguiriam sustentar essa política, ainda mais em um mercado tão cheio de desafios e sobretaxado como o nosso. Melhorem, por favor e façam uma comparação mais honesta.

  3. Regis Godoy

    A Ranger Black não tem 4×4 ,então acho que não pode ser comparada com a Poer….que nas versões trail e exclusive são 4×4….

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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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