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Nova caminhonete na área!

GWM Poer P30 vem para brigar com Toyota Hilux e é mais barata

Nova caminhonete média GWM Poer P30 estreia em duas versões com motor a diesel e câmbio automático de nove marchas

5 min de leitura

O segmento de caminhonetes médias acaba de ganhar um novo representante. Após marcar presença no Festival Interlagos deste ano, realizado entre 12 e 15 de junho em São Paulo, a GWM apresentou todos os detalhes da Poer P30, que chega para disputar espaço com Chevrolet S10, Fiat Titano, Ford Ranger, Toyota Hilux e outras rivais.

A picape estreia no mercado nacional sem apostar na hibridização, mas equipada com o motor 2.4 turbodiesel associado ao câmbio automático de nove marchas. O utilitário é um dos principais lançamentos da marca, que iniciou suas operações no Brasil em 2023.

As vendas da GWM Poer P30 começam hoje (10), com preço promocional de R$ 240 mil para a versão topo de linha Exclusive e R$ 220 mil para a Trail. A partir de 20 de setembro, a Exclusive passa a custar R$ 260 mil e a Trail sobe para R$ 240 mil.

GWM Poer P30 prata de frente andando na água
GWM Poer P30 [Divulgação]

Quem é a GWM Poer P30?

A GWM já comercializou mais de 2,65 milhões de picapes em todo o mundo e detém 50% de participação no mercado chinês. A primeira caminhonete da marca foi a Deer, lançada em 1996. Desde então, a linha Poer mantém a liderança do segmento na China há 27 anos consecutivos.

“A entrada da GWM neste segmento no Brasil é um marco para nossa história no país e respeita as características e preferências do consumidor brasileiro, especialmente na escolha do motor a diesel, muito valorizado por sua autonomia e força”, destaca Diego Fernandes, COO da GWM Brasil.

GWM Poer P30 prata de traseira andando no fora de estrada
GWM Poer P30 [Divulgação]

A combinação do motor 2.4 turbodiesel com o câmbio automático de nove marchas resulta em 184 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, já disponível a 1.000 rpm e entregue em sua totalidade a 1.500 rpm. Para efeito de comparação, a Fiat Titano recebeu neste ano o motor 2.2 Multijet a diesel, que gera 200 cv e 45,9 kgfm, acoplado à transmissão automática de oito marchas.

De acordo com a GWM, a Poer acelera de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos. O consumo, conforme dados do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, é de 9,5 km/l em ciclo urbano e 10,6 km/l na estrada. Já a autonomia total chega a 740 km na cidade e 820 km em rodovias.

Motor 2.4 turbo diesel da GWM Poer P30
GWM Poer P30 [Divulgação]

Câmbio e tração da GWM Poer P30

Na mecânica 2.4 turbodiesel da GWM Poer P30, o turbocompressor conta com geometria variável e a pressão de trabalho atinge 2.000 bar. O sistema de recirculação dos gases de escape (EGR) contribui para a redução de emissões, enquanto o DPF (Filtro de Partículas Diesel) e o uso de Arla 32 garantem conformidade com os padrões ambientais brasileiros.

A transmissão automática de nove marchas foi desenvolvida e produzida pela própria GWM, com capacidade para suportar até 76,4 kgfm de torque. A picape pode rebocar até 3.100 kg com freio. O sistema de tração 4×4 oferece os modos 2H, 4H e 4L, além do bloqueio do diferencial traseiro. Já os freios são a disco nas quatro rodas, com ABS e distribuição eletrônica de frenagem.

GWM Poer P30 [Divulgação]

A suspensão dianteira é independente de duplos braços, calibrada para as condições brasileiras, enquanto a traseira adota eixo rígido com molas semi-elípticas. Já a direção, com assistência elétrica, foi ajustada para atender às preferências do consumidor brasileiro.

Caçamba e interior

A caçamba da GWM Poer P30 tem capacidade volumétrica de 1.248 litros e suporta até 1.010 kg na versão Exclusive e 1.018 kg na versão Trail. A tampa conta com amortecedores, o que permite o manuseio com apenas uma mão graças à leveza, além de oferecer travamento automático da área destinada ao transporte de cargas.

Nas dimensões, a Poer P30 mede 5,41 m de comprimento, 2,10 m de largura, 1,88 m de altura e 3,23 m de entre-eixos. É maior de ponta a ponta que a Fiat Titano (5,33 m) e também leva vantagem no entre-eixos (3,18 m). A picape supera ainda a Ford Ranger Limited 3.0 V6 em comprimento (5,35 m) e a Toyota Hilux cabine dupla no entre-eixos (3,08 m).

Caçamba da GWM Poer P30
GWM Poer P30 [Divulgação]

A GWM Poer P30 traz multimídia de 14,6 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O sistema de som inclui seis alto-falantes e amplificador, enquanto a câmera com visão panorâmica 360° auxilia em manobras e aumenta a segurança tanto no uso urbano quanto fora de estrada. O aplicativo My GWM permite o travamento e localização do veículo, programação do ar-condicionado e monitoramento do status do motor.

Diferenças entre as configurações

A principal diferença entre as versões está na moldura da grade: cinza na Trail e cromada na Exclusive. Nos pneus, a Trail vem equipada com modelos AT Cooper 265/60 R18, enquanto a Exclusive recebe os HT Continental 265/55 R19.

Em equipamentos, a versão topo de linha oferece seis airbags (a Trail possui quatro, sem os de cortina), bancos com ajuste elétrico, sistema de detecção de ponto cego, assistente de farol alto, centralização de faixa, alerta/frenagem de trânsito cruzado frontal e traseiro, frenagem de emergência em baixa velocidade, controle inteligente de velocidade, aviso de colisão traseira e monitoramento de distância de estacionamento.

A GWM Poer P30 conta com garantia de dez anos e é comercializada nas cores branco Noronha, preto Khalifa e prata Lunar.

Preços:

GWM Poer P30 Exclusive (promocional de R$ 240.000)
GWM Poer P30 Trail (promocional de R$ 220.000)

Preço a partir de 20 de setembro 

GWM Poer P30 Exclusive (R$ 260.000)
GWM Poer P30 Trail (R$ 240.000)

O que você achou da GWM Poer P30? Ela tem atributos para incomodar a concorrência? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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