Faz muitos anos que as fabricantes chinesas ensaiam vender seus carros nos EUA. Mas foi preciso que uma marca nascida lá nos EUA encurtasse o caminho para que a GWM seja a primeira montadora da China a vender um carro na terra do Tio Sam. E a escolhida foi a luxuosa minivan Wey Gaoshan, que será vendida pela Faraday Future.
O lançamento nós já noticiamos na semana passada, mas o que passo batido é que essa minivan da GWM será o primeiro carro de origem chinesa a ser vendido nos EUA. Não que já não existam milhares de carros fabricados na China rodando no país norte-americano. Só que esse será o primeiro carro desenvolvido por uma marca chinesa a figurar lá.
Só que teremos de esperar para ver. Afinal, a Faraday Future, criada em 2014, vendeu pouquíssimos carros até hoje por lá. Até o momento, ela conta apenas com o estranho FF91, que é produzido na China, mas foi todo desenvolvido pela fabricante estadunidense. Agora, para encurtar o caminho, trocaram a grade frontal da minivan da GWM por LEDs e vão lançar o carro nos EUA.

O sucesso da GWM em conseguir vender um de seus carros nos EUA reflete as várias tentativas de outras montadoras. A GAC chegou a mostrar seus modelos por lá em 2017 e prometia vendas em 2019. Contudo, a situação política tornou a aventura insustentável, especialmente porque seus modelos a combustão se chamavam Trumpchi.
A BYD também já demonstrou interesse em vender seus carros nos EUA, inclusive construindo estrategicamente uma fábrica no México para isso. Entretanto, a marca ainda não consolidou seus desejos estadunidenses. Com isso, ainda que seja com ajuda de uma marca local, a GWM, pelo jeito, será a primeira de muitas.

Você acredita no sucesso das fabricantes chinesas nos EUA? Conte nos comentários.


