A Honda apresentou o novo 0 α (Alpha), um SUV elétrico compacto com porte de WR-V que pode até parecer pequeno, mas que tem ambições bem grandes. O modelo foi mostrado pela primeira vez nesta quarta-feira (29) no Japan Mobility Show e, mesmo sendo chamado de protótipo, já está praticamente pronto para produção.
O 0 α faz parte da nova linha de carros elétricos da fabricante, que adota um novo logotipo mais minimalista e faz parte da chamada Série 0, que já inclui o sedã 0 Saloon e o SUV maior 0 SUV.
A proposta dessa família é marcar a nova fase para a Honda na era de carros elétricos, ambiente em que a montadora japonesa coloca os pés devagar. Essa nova linha de carros da Honda traz um design mais futurista com foco em eficiência. A versão de produção do 0 α está prevista para 2027, com vendas globais começando pelo Japão e na Índia.
Visual futurista
![Honda 0 α [Divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Honda-0-α-1.webp)
![Honda 0 α [Divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Honda-0-α-2.webp)
Visualmente, ele é basicamente um irmão menor do 0 SUV. As diferenças aparecem na dianteira, com faróis e luzes diurnas em LED exclusivas e o logotipo iluminado da Honda, além de um para-choque com traços mais agressivos.
Nas laterais, o SUV elétrico mantém a silhueta curiosa da Série 0, com janelas traseiras bem altas e colunas largas, enquanto atrás traz uma faixa de LED em formato de U e um vidro traseiro maior para melhorar a visibilidade.
![Honda 0 α [Divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Honda-0-α-3.webp)
Por dentro, a Honda ainda não revelou detalhes, mas o 0 α deve seguir a filosofia apelidada de Thin, Light and Wise ( ou Fino, Leve e Inteligente no portugês), já aplicada aos outros modelos da série. Ou seja, essa abordagem da Honda dá total prioridade às baterias ultrafinas e eixos elétricos compactos, o que ajuda a diminuir o peso e aumentar o espaço interno sem comprometer a altura do carro.
Potente ele será
Por mais que a Honda ainda não tenha divulgado números técnicos, a expectativa é que o 0 α compartilhe a mesma plataforma do Afeela, um sedan de luxo elétrico criado pela Honda e Sony em parceria, e oferece 482 cv graças a bateria de 91 kWh e autonomia de até 483 km no ciclo americano EPA.
![Honda 0 α [Divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Honda-0-α-4.webp)
Tomando em conta, isso significa que o SUV da Honda deve oferecer números perto disso, além da condução autônoma de nível 3, ou como conhecemos, o famoso ADAS nível 3, com a possibilidade de tirar as mãos do volante em congestionamentos.
A Honda também confirmou que os modelos maiores da Série 0 terão porta de recarga NACS, padrão usado por marcas como Tesla, mas ainda não está claro se o 0 α virá com esse recurso, já que sua estreia inicial deve acontecer fora dos Estados Unidos.
Acha que a Honda vai conseguir repetir o sucesso de seus carros a combustão nessa nova era elétrica? Deixe seu comentário!



