O HR-V é consolidado pela Honda como um produto estratégico global. Após o lançamento do novo WR-V, o fabricante japonês direciona a mira para o utilitário esportivo compacto, cuja atual geração desembarcou nos mercados globais em 2021. Ou seja, indicando uma mudança completa de ciclo de vida.
O caminho do novo HR-V começou a ser trilhado com o primeiro flagra do modelo, publicado pelo portal Creative Trend na região de Kanto, no Japão. Pelo registro, é possível presenciar que o utilitário esportivo da Honda é submetido a testes do novo sistema híbrido da família e:HEV.

Tecnologia e:HEV e sistema S+Shift
De acordo com informações do site japonês e também do Motor1 Brasil, o sistema híbrido será o principal powertrain do novo HR-V 2027. O utilitário esportivo figura como um dos primeiros carros da marca equipados com a segunda geração de híbridos plenos da linha e:HEV.
O conjunto adota um motor a combustão 1.5 de quatro cilindros naturalmente aspirado. Contudo, o sistema S+Shift do novo Prelude será utilizado no projeto. A comercialização do modelo coupé em nosso mercado foi confirmada pela Honda no Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado.

Esse mecanismo simula marchas físicas nos momentos de aceleração e desaceleração. Assim, reações similares às de um carro equipado com transmissão tradicional são criadas, mesmo em um conjunto híbrido. O sistema também é capaz de gerar um som emulado para eliminar o silêncio característico do motor elétrico.
Design e Dimensões
Embora as linhas definitivas ainda não tenham sido reveladas, a imagem do protótipo em Kanto mostra que o caimento suave do teto deverá ser mantido. Além disso, é provável que o braço do limpador do vidro traseiro seja escondido no spoiler de teto, uma solução técnica já adotada pela Kia e pela Hyundai.
Maiores dimensões de carroceria no comprimento, largura e entre-eixos são esperadas para afastar o HR-V do WR-V. Apesar do flagra, a chegada ao mercado brasileiro deve demorar, bem como a produção na fábrica de Itirapina, no interior de São Paulo.


Investimentos e Híbrido Flex
No início do ano passado, um investimento de R$ 4,2 bilhões para o período de 2024 a 2030 foi anunciado pela Honda. O primeiro fruto desse aporte foi o novo WR-V, que chegou às concessionárias no final de 2025. Outra parte do investimento é aplicada na atualização das plantas e na introdução de um produto híbrido flex no Brasil. O novo HR-V apresenta-se como a principal possibilidade para a introdução desse sistema no país.

E você, quais são as suas expectativas para a nova geração do Honda HR-V? Caso seja dono ou ex-proprietário, compartilhe nos comentários sua experiência com o SUV.


