Hyundai e General Motors assinaram um acordo para desenvolvimento conjunto de novos modelos. Entre os carros planejados está uma caminhonete que será criada pela Chevrolet e depois usada pela Hyundai para desenvolver seu próprio produto. Mas, um CEO da Hyundai disse que usar a plataforma da Chevrolet S10 seria inaceitável.
Em entrevista à revista Drive, o CEO da Hyundai Austrália, Don Romano, afirmou que o desenvolvimento de uma caminhonete é a prioridade número um na sua gestão. “Meu trabalho me permite ficar por aqui mais dois anos e meio…e eu não vou sair até que nós tenhamos uma caminhonete”, afirmou em entrevista.
Há tempos a divisão australiana da Hyundai demanda por uma caminhonete e o projeto se tornou global. Como o mercado do canguru é um dos maiores consumidores de caminhonetes médias, o foco de diversas marcas tem sido dividido entre Austrália, Tailândia e Brasil.

Totalmente Hyundai
Justamente por isso que a Hyundai assinou um acordo com a Chevrolet para desenvolver uma caminhonete em conjunto, além de outros modelos. Mas Don Romano não parece muito satisfeito com a história, nem com a possibilidade de usar a Kia Tasman como base. “Poderíamos facilmente pegar uma plataforma e fazer o rebadge, mas isso não é aceitável”, afirma o executivo.
“Eu não acho que deveríamos compartilhar plataforma. Não acredito que isso seja uma opção. Eu acho que podemos deixar isso como possibilidade caso alguma coisa de errado. Mas não é nosso principal objetivo. Nossa ideia é desenvolver algo prioritariamente Hyundai, com a nossa tecnologia, que é única”, completa Don Romano.

Com essas afirmações fortes, é possível que a caminhonete da Hyundai feita em parceria com a Chevrolet seja algo diferente. Todos tomaram como óbvia a criação de um modelo baseado na S10. Só que a Hyundai também pode fazer uma picape com porte de Silverado ou até algo baseado na Montana.
Eletrificação?
Outra possibilidade, que já vinha sendo ventilada pela mídia, é que a caminhonete brasileira será um projeto, enquanto o modelo global será outro totalmente diferente. “Nós vamos chegar tarde, mas precisamos chegar forte. É o melhor jeito de colocar em perspectiva”, alerta o executivo.
![Hyundai Santa Cruz Rebelle Rally [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/hyundai-santa-cruz-rebelle-rally-1200x719.jpg)
O principal ponto, é que a concorrência é forte: “se você olhar para as melhores caminhonetes do mercado, são duas [Ford Ranger e Toyota Hilux]. É contra elas que precisamos nos posicionar contra. Por isso, você tem que trazer novas tecnologias. Porque muita tecnologia que elas usam, estão por aí há muito tempo”.
Com isso, o executivo levanta a possibilidade sobre o uso de alguma motorização híbrida na caminhonete da Hyundai. Rumores apontam para o desenvolvimento de um sistema REEV semelhante ao que a Stellantis usa nos modelos da Leapmotor, onde um motor a combustão só funciona como gerador de energia para o sistema elétrico.
![Ford Ranger PHEV [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/09/RiUNY7G9-2025-Ford-Ranger-PHEV-3-1536x1024-1-1320x791.webp)
Outra possibilidade, ainda não explorada pelo mercado, é de um motor diesel HEV ou PHEV. Hoje, todas as caminhonetes à venda no mundo com algum tipo de hibridização usam gasolina. A exceção são modelos semi-híbridos como a Foton Tunland oferecida no Brasil com motor diesel.
Você acredita no sucesso da caminhonete da Hyundai? Conte nos comentários.


