É difícil acreditar que o Hyundai HB20 chegou na Argentina somente agora, 12 anos depois de sua estreia no Brasil. Nuestros hermanos esperaram tanto pelo hatch que é sucesso de vendas por aqui, mas a fabricante optou por ressuscitar o motor 1.6 aspirado. Esse propulsor saiu de linha no mercado brasileiro em 2022 para equipar o HB20 comercializado por lá.
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Além da estreia tardia no mercado argentino e o motor ultrapassado, os valores também chamam atenção. O HB20 é vendido em seis versões por valores entre R$ 88.990 e R$ 122.290 no Brasil. Enquanto na Argentina ele chega apenas em três versões: Comfort Plus 1.6 MT por 21.450.000 pesos argentinos (R$ 124.000), Comfort Plus 1.6 AT por 24.050.000 pesos (R$ 139.244) e Platinum Safety 1.6 AT por 27.300.000 pesos (R$ 158.000).
Desde a última reestilização o Hyundai HB20 se desfez da motorização 1.6 naturalmente aspirada, para ser equipado somente pelo motor 1.0 turbo de 120 cv (G/E).
![Hyundai HB20 Limited Plus [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/Hyundai-HB20-Limited-Plus-15_edited-1320x791.jpg)
O Hyundai HB20 será equipado com os mesmos itens que o hatch vendido por aqui. Na lista de itens série constam: seis airbags, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e piloto automático com limitador de velocidade. Além disso, ele também traz freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração. A versão topo de linha acrescenta detector de fadiga do motorista e sistema de frenagem autônomo.
Por que o Hyundai HB20 chegou só agora na Argentina?
O Hyundai HB20 é um fenômeno de vendas no Brasil. Das 1,7 milhão de unidades produzidas em Piracicaba (SP), 95% foram destinadas ao mercado nacional e 5% exportadas para países da América, como Uruguai, Paraguai, Colômbia e México. Na Argentina o hatch começará a ser vendido a partir de dezembro.
![Hyundai HB20 Limited Plus [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/Hyundai-HB20-Limited-Plus-16_edited-1320x792.jpg)
Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Brasil e América do Sul e Central disse que a decisão de exportar o HB20 somente 12 anos depois do seu nascimento no Brasil, se dá devido a nova fase política na Argentina:
“O HB20 é produzido unicamente aqui no Brasil e exportado para países da América do Sul desde 2016, mas nunca havia sido destinado à Argentina, que agora adota uma política econômica mais aberta às importações e deverá voltar a ser um dos maiores mercados automotivos da nossa região”, explicou o presidente.
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Por mi parte me gusta mas con el motor 1,6 16 valvulas cadenero y 123 CV , no me convencen los motores de 1. 0 de 3 cilindros y menos con turbo., el año proximo posiblemete estare viendo la posibilidad de adquirir un HYUNDAI HB 20 AT.
Já tive o 1.6 e o 1.0. E já fiz test drive no 1.0 turbo. Sempre gostei do motor 1.6. Motor potente e econômico. Motor 1.0 turbo "grita" quando precisa de potência e motor 3 cilindros está dando problemas em todas as marcas. Se fosse comprar daria preferência ao 1.6 mesmo antigo.
Esse motor 1,6 de 4 cilindros do HB20 é excelente, com muito bom desempenho e confiabilidade ímpar. Temos um na família desde 2014, ou seja, a 10 anos e nunca incomodou em nada e só nos deu alegria.
Na minha umilde opinião,acho que é a melhor versão de motores.
Tenho um 1.6 ano 2016, não tenho do que reclamar se puderem fujam das versões 3 cilindros 1.0
Pena que a Hyundai, vá lançar somente agora,para nossos hermanos.
Esse 1.0 turbo está aí só para atender legislação ambiental mesmo. Porque a confiabilidade está nos 4 cilindros em linha.