Home » Novidades » Hyundai i20N mostra como um HB20 esportivo poderia encarar Polo GTS

Destaque

Hyundai i20N mostra como um HB20 esportivo poderia encarar Polo GTS

Equivalente europeu do nosso HB20, novo Hyundai i20N tem números dignos de esportivos e mira no VW Polo GTI

4 min de leitura

Era questão de tempo até que o hatch compacto i20 ganhasse uma versão esportiva assinada pela divisão N, e aqui está ele. Com objetivo de tornar a grife N tão forte quando a AMG é para a Mercedes-Benz, a Hyundai está atacando em todas as frentes com modelos esportivos de verdade. Fica só a dúvida: quando teremos um Hyundai HB20 N no Brasil?

Equivalente ao Hyundai HB20, mas vendido somente na Europa e Austrália, o Hyundai i20 tem visual polêmico igualmente ao HB20, mas agora traz um tempero mais esportivo para a alegria dos que gostam de acelerar. Mirando o Volkswagen Polo GTI (mais potente que o nosso Polo GTS, mas com visual semelhante), o i20 N será vendido somente com câmbio manual de seis marchas.

200 cv em um Hyundai HB20 gringo

Debaixo do capô ele carrega um motor 1.6 T-GDi quatro cilindros turbo de 203 cv e 28,1 kgfm de torque. Comparando ao Polo GTI que tem motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo, o esportivo compacto da Hyundai tem 3 cv a mais, mas perde no torque, que é de 32,6 kgfm no hatch alemão.

Segundo a Hyundai, o i20 N tem pico de torque entre 1.750 rpm e 4.500 rpm, enquanto a potência máxima aparece somente entre 5.500 rpm e 6.000 rpm – assim não faltará força em regimes de rotação mais altos. Com apenas 1.190 kg, ele chega aos 100 km/h em 6,7 segundos e tem velocidade máxima limitada a 230 km/h.

Hyundai i20 N [divulgação]
Hyundai i20 N [divulgação]
Para ajudar o i20 N nas curvas, a Hyundai equipou o primo do HB20 com diferencial de deslizamento limitado mecânico que transfere a força de maneira individual para as rodas dianteiras a fim de torna-lo mais rápido. Há também controle de largada, algo relativamente raro em carros com câmbio manual.

A Hyundai equipou o primo do HB20 com modos de condução Normal, Eco, Sport, N e N Custom, sendo que no último o motorista consegue selecionar parâmetros diferentes para som do escapamento, direção, sincronização das marchas, entre outros aspectos.

Hyundai i20 N [divulgação]
Hyundai i20 N [divulgação]
A Hyundai garante que o chassi do i20 N foi reforçado em mais de 12 pontos, garantindo maior rigidez estrutural e performance em velocidade aprimorada. Ele recebeu também suspensão reforçada com geometria diferenciada, freios maiores e barras estabilizadoras. Um tratamento esportivo de verdade, ao contrário do que aconteceu com o Hyundai HB20 Sport no Brasil.

Ainda há bastante tecnologia de auxílio à condução do motorista como piloto automático adaptativo com assistente de manutenção em faixa, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, assistente de farol alto, alerta de tráfego cruzado e monitoramento de performance em pista.

Hyundai i20 N [divulgação]
Hyundai i20 N [divulgação]
Toque da divisão N

Em relação ao i20 padrão, a versão N traz para-choque mais esportivos com entradas de ar maiores na dianteira e saída oval de escape atrás, grade frontal totalmente em preto com desenho único, frisos vermelhos em toda parte inferior da carroceria, aerofólio e rodas de liga-leve de 18 polegadas.

Por dentro o tom azul aparece nas costuras dos bancos, detalhes nas portas, nos botões N do volante e na manopla de câmbio. O painel de instrumentos é totalmente digital e casa bem com a enorme central multimídia flutuante. Há ainda bancos esportivos com melhor suporte lateral.

Hyundai i20 N [divulgação]
Hyundai i20 N [divulgação]
Como aqui no Brasil temos o Hyundai HB20 ao invés do i20, as chances de que o hatch compacto esportivo seja oferecido no nosso país são nulas. Contudo, não custa sonhar na possibilidade de a marca lançar um HB20 N, já que há potencial para isso, como comprova o i20 N.

>>Hyundai parte para briga com BMW Série 3 com novo Genesis G70

>>Polêmica: Hyundai contesta Latin NCAP e investigará 1 estrela do HB20

>>Hyundai Creta 2021 chega ao Mercosul com 115 mil reservas na Índia

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar