A Hyundai aproveitou o Salão do Automóvel Los Angeles, que acontece em paralelo ao Salão do Automóvel de São Paulo, para mostrar um dos conceitos mais curiosos e diferentes de seu catálogo recente. O Crater, que não tem qualquer relação com o nosso Creta apesar do nome parecido, aparece como um estudo de design que explora até onde a empresa pode ir quando o assunto é vida fora do asfalto.
A montadora não revelou detalhes técnicos e nem confirmou se o carro antecipa um modelo de produção ou apenas aponta o rumo da linha XRT, que é pensado em versões aventureiras. A própria Hyundai descreve o modelo exótico como uma “exploração de design”, ou seja, temos diversas interpretações aqui.
Mesmo assim, o conjunto mostra que a marca está pensando em algo mais ousado. O Crater tem porte robusto, balanços curtos, para-lamas largos e iluminação futurista. Nós tentamos até adivinhar com que carro parece, mas é uma salada de fruta de invenções.
Uma salada de visual, o que torna único

Tem um pouco de Toyota Land Cruiser, um toque de Ford Bronco e vários elementos que no final podem ter virado um Tucson militarizado. Mas a verdade é que a mistura de visual é tão grande que acaba tendo identidade própria. Se a Hyundai queria algo diferente, conseguiu.
No final é que a Hyundai quer reforçar sua identidade de off-road até porque grande parte da sua gama atualmente no mundo são SUVs urbanos. A marca não tem nenhum destaque tão grande para o off-road, algo que muitas montadoras já têm.

A linha XRT tenta preencher esse espaço, mas o Crater mostra que a Hyundai pode ir muito além de apenas acessórios e estética aventureira.
As superfícies lisas da dianteira e a grade fechada dão pistas de eletrificação. Ainda assim, caso virasse um modelo de produção, não seria surpresa adotar motor a combustão ou híbrido. A montadora faz mistério, mas deixa claro que está explorando caminhos para um SUV realmente com foco em aventura.
Conceito que pode virar real

O chefe de design global da Hyundai e da Genesis, SangYup Lee, resumiu o conceito em uma única provocação. Segundo ele, o projeto começou com a pergunta “Como é a liberdade?” e o Crater seria a resposta visual dessa busca por aventura e inspiração.
Por outro lado, é legal ver a Hyundai se importando em insistir no tema off-road já que a picape Santa Cruz não está emplacando como esperado no mercado global. Porém a boa recepção da Ioniq 5 XRT aparenta que o público gosta dessa pegada mais aventureira, o que abre espaço para experimentações como o Crater.

O conceito faz sua estreia oficial durante o Salão de Los Angeles, que vai de 21 a 30 de novembro, e deve servir de termômetro para medir o interesse do público por um futuro SUV robusto da marca.
Quer ver a Hyundai realmente entrando na briga com Jeep e Ford com um SUV aventureiro? Compartilhe seu comentário!



