A JAC caminhões, é uma subsidiária da marca chinesa que vende carros, e chegará ao Brasil no próximo ano com modelos leves e pesados. A fabricante está entre as empresas que mais exportam caminhões leves da China. Fundada em 1964, atua na América Latina há cerca de 30 anos, além de estar presente em mais de 130 países.
Adriano Chiarini, diretor comercial, pontuou que o foco inicial é oferecer modelos movidos a diesel e, futuramente, opções extra-pesados. A expectativa é conquistar uma participação de cerca de 5% do mercado até 2030. Os modelos são adaptados para o mercado brasileiro, assim como uma fábrica com montagem SKD é estudada pelo fabricante.
O modelo mais acessível será o N 9.170, indicado para rotas cotidianas, intermunicipais e áreas rurais. Todos os caminhões usarão motor Cummins, com 170 cv e 61,1 kgfm no N.9170. O câmbio é manual, além de também oferecer tração 4×2, entre-eixos de 3,84 m e rodas de aço envoltas em pneus de medidas 215/75 R17.5.

Várias opções
Com cabine é simples traz de série freios a ar e tambor com ABS e EBD, assistente de partida em rampas, direção hidráulica e ar-condicionado. Já o tanque comporta 200 litros de combustível.Falando das capacidades, o peso bruto é de 9.700 kg, enquanto de carga de 6.500 kg.
Só que acima do N 9.170 está o N 13.210, com cabine estendida e entre-eixos de até 4,70 m. Entre os destaques, tração 4×2, controles de tração e estabilidade e motor de 210 cv e 77,4 kgfm. O chassi usa longarinas planas e retas conectadas por travessas. O câmbio é automatizado. Já as rodas calçam pneus de medidas 255/70 R22.5. O peso bruto técnico é de 12.500 kg e a carga útil técnica de 8.200 kg.

Paralelamente aos dois modelos, a JAC Caminhões também está de olho nos consumidores de pesados. Aliás, o modelo A 18.290 é o mais acessível. Oferece cabine tipo leito e tração é 4×2. O motor vai atrelado ao câmbio automatizada de nove marchas oferecendo 290 cv e 112,1 kgfm. As rodas usam pneus 275/80 R22.5. A carga útil técnica é de 11.500 kg e o peso bruto técnico é de 18 mil kg, enquanto o entre-eixos pode chegar aos 5,30 m.
Já o A.25290 tem tração 6×2 e o mesmo conjunto mecânico do A 18.290. O entre-eixos pode chegar aos 6,65 m, com peso bruto técnico de 25 mil kg e carga útil técnica de 18 mil kg. Os dois irmãos pesados possuem tanque de combustível de 400 litros e mais um tanque de 200 litros (opcional).

Mais detalhes
Entre os itens de série, os caminhões da JAC incluem iluminação de LED, volante multifuncional, barras estabilizadoras dianteira e traseira desde a versão de entrada. Entre os opcionais, há central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, câmeras 360° e sensores de ré.
O veículo completo terá garantia de dois anos e limitada em 200 mil km. Já o trem de força terá cobertura por três anos (sem limite de quilometragem). As peças de reposição serão nacionalizadas e a marca está fazendo parceria com fornecedores locais.

Manuel Teixeira, alto executivo da JAC Caminhões, contou que a empresa terá um centro de distribuição de peças na região de São Paulo e com estrutura para atendimento emergencial. O fabricante anunciou assistência 24 horas para seus clientes. Eles terão suporte via telefone e WhatsApp, registro e acompanhamento de chamadas e acionamento de socorro e deslocamento técnico.
Por fim, os executivos contaram que esperam ter 30 concessionárias espalhadas pelo Brasil em 2026 e chegar até 60 revendedoras durante 2027. Os preços dos caminhões leves e pesados da JAC ainda não foram anunciados e suas entregas começarão no próximo ano.
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