Ao vivo
Home » Novidades » Rodízio de placas será suspenso em São Paulo; confira como fica

Novidades

2025 chega ao fim

Rodízio de placas será suspenso em São Paulo; confira como fica

O rodízio municipal de placas em São Paulo será suspenso durante o período de festas de fim de ano e retorna na segunda semana de janeiro

2 min de leitura

Com a chegada das festas de fim de ano, o movimento nas ruas e avenidas de São Paulo começa a diminuir. Como de costume, a prefeitura definiu o calendário de suspensão temporária do rodízio municipal de placas para o período em que 2025 se despede.

São Paulo continua sendo a única cidade do país com um sistema de restrição à circulação de automóveis, além de regras específicas para fretamento e para o trânsito de caminhões. De acordo com a administração municipal, o rodízio para veículos de passeio ficará suspenso entre 22 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026. A fiscalização retorna normalmente em 12 de janeiro.

As demais restrições seguem valendo durante todo o período: a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), o rodízio para caminhões e a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC).

Rodízio municipal de placas vale para veículos registrados ou não em São Paulo
Foto: Jonatã Rocha/Secom/Reprodução/ND

Como funciona o rodízio municipal de São Paulo?

O Rodízio Municipal funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, conforme o final da placa, e restringe o acesso ao Anel Viário. A regra abrange vias como as marginais Pinheiros e Tietê, Avenida dos Bandeirantes, Afonso D’Escragnole Taunay, o Complexo Viário Maria Maluf.

Além disso, também fica impedida a circulação pelo Complexo Viário Maria Maluf, Viaduto Grande São Paulo, as avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, além de outras vias importantes, como as avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf. As normas valem para veículos registrados ou não na capital. O descumprimento resulta em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

Quem não respeitar os períodos do rodízio municipal de placas em São Paulo está sujeito a multa
Multa de trânsito [ND Mais/ Reprodução]

Placas e dias do rodízio municipal de São Paulo

Segundas-feiras: placas finais 1 e 2

Terças-feiras: placas finais 3 e 4

Quartas-feiras: placas finais 5 e 6

Quintas-feiras: placas finais 7 e 8

Sexta-Feira: placas finais 9 e 0

Rodízio municipal de placas em São Paulo será suspenso durante o período de festas de final de ano
Rodízio municipal em SP [Reprodução]

E você, o que acha do Rodízio Municipal de São Paulo? Compartilhe sua opinião nos comentários!


Youtube video

Deixe um comentário