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Exclusivo: JAC desiste de vender carros a combustão no Brasil

Animada com elétricos e comerciais, JAC desiste dos carros a combustão no Brasil e se tornará primeira marca generalista 100% elétrica

JAC T60 [divulgação]
JAC T60 [divulgação]

Desde que as marcas chinesas começaram a vender carros no Brasil, a JAC foi a que mais se destacou por um bom tempo. A marca controlada por Sergio Habib chegou a ser uma das dez maiores do país, prometeu fábrica, mas caiu com força depois do Inovar Auto. E agora vem uma nova queda da JAC, com o encerramento das vendas de carros a combustão.

Fontes ligadas à marca garantem que o estoque de T40, T50 e T60 não será reposto quando as unidades atuais forem todas vendidas. Lembrando que todos eles são ano/modelo 2021/20022. Com isso, a JAC se transformará na primeira marca generalista no Brasil a vender só e somente carros 100% elétricos. A marca cortará totalmente os modelos a combustão, que de uns tempos para cá têm vendido muito mal.

JAC e Sergio Habib vão apostar em vendas de comerciais elétricos para frotistas e grandes empresas. Segundo a fonte, esse tem sido a maior força e fonte de lucros da chinesa nos últimos tempos. Recentemente a JAC vendeu diversos caminhões elétricos para gigantes como Ambev, com acordo para 150 unidades do iEV1200T.

JAC iEV1200T [divulgação]
JAC iEV1200T [divulgação]

Mas e os carros a combustão?

Nos últimos tempos tem ficado claro que a JAC quer vender somente modelos elétricos e oferecer uma gama diferenciada do que existe no mercado. Tanto que em seu site, os modelos totalmente elétricos aparecem em evidência e em primeiro na fila, deixando os a combustão no fundão esquecidos.

Hoje, ela conta com três modelos a combustão: os compactos T40 e T50, além do médio T60. O trio foi reestilizado há um ano e tem preço competitivo, mas nunca decolaram nas vendas. Isso porque o T40 foi desenvolvido para o Brasil no auge da JAC, mas não empolgou nas vendas, mesmo com versões flex manual ou CVT a gasolina

[Auto+ / João Brigato]
JAC T40 [Auto+ / João Brigato]
Como todos são ano/modelo 2021/2022, eles foram produzidos no ano passado e seguem à venda até hoje por aqui como consequência das vendas fraquíssimas. O T40 é o mais barato, sendo um dos únicos SUVs à venda no Brasil por menos de R$ 100 mil: parte de R$ 98.990 na versão Pack 2 com câmbio manual e vai até R$ 113.990 na Pack 3 CVT.

JAC T50 [divulgação]
JAC T50 [divulgação]
O T50 é o mais raro entre eles, sendo um modelo que vendeu pouquíssimo. Assim como o T40 CVT, traz motor 1.6 aspirado de 138 cv e câmbio CVT (o T40 manual usa motor 1.5 flex de 125 cv). São duas versões: Pack 2 de R$ 129.990 e Pack 3 de R$ 133.990. Já o T60 traz motor 1.5 turbo de 168 cv e duas versões com preços entre R$ 148.990 e R$ 152.990.

JAC T60 [divulgação]
JAC T60 [divulgação]

Virada elétrica

Até o lançamento do Peugeot e-2008, por exemplo, o JAC E-JS4 era o único SUV 100% elétrico à venda no Brasil por uma marca que não fosse de luxo. O E-JS1 tem se tornado extremamente popular entre motoristas de aplicativos pelo preço baixo e por ter 5 lugares, ao contrário do Renault Kwid E-Tech, que é mais barato, mas só carrega 4 pessoas e não pode entrar no Uber.

JAC E-JS1 [Auto+ / João Brigato]
JAC E-JS1 [Auto+ / João Brigato]
A JAC ainda vende o único sedã elétrico do Brasil que não pertence a uma marca de luxo, o E-J7. Recentemente na Fenatran, a marca apresentou novos modelos, como as vans elétricas E-JV7L, versão de passageiros da E-JV5-5, além da atualizada picape E-JP8, a antiga iEV330P. Há ainda três caminhões totalmente elétricos.

JAC E-J7 [Auto+ / João Brigato]
JAC E-J7 [Auto+ / João Brigato]

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