Ao vivo
Home » Novidades » Jaguar Land Rover recua na estratégia de carros elétricos

Novidades

Um futuro livre de emissões?

Jaguar Land Rover recua na estratégia de carros elétricos

Jaguar Land Rover adia lançamentos elétricos, corta cargos e repensa o futuro zero emissões. Será o fim da pressa rumo à eletrificação total?

3 min de leitura

A Jaguar reescreveu abdicou de sua trajetória centenária com uma nova identidade visual e o extravagante carro-conceito Type OO. Algo que rompeu com os conceitos históricos do fabricante. Embora o interesse por elétricos de luxo siga em alta, a transição para uma linha 100% livre de emissões está avançando mais devagar do que o previsto.

A estratégia da Jaguar Land Rover é clara: um futuro totalmente elétrico. No entanto, os consumidores da Jaguar e da Range Rover ainda terão que esperar para conhecer os novos modelos prometidos. Um relatório recente aponta que a JLR estaria revendo seu cronograma de lançamentos — e também sua estrutura organizacional.

De acordo com o site Carscoops, o grupo está cortando até 500 cargos de gestão no Reino Unido. A empresa estaria sendo pressionada por tarifas elevadas e, como reflexo de mudanças internas e do cenário externo, as vendas têm apresentado retração. Esse impacto chega também aos consumidores. O lançamento do Range Rover EV, previsto inicialmente para o fim de 2024, foi adiado. O mesmo deve acontecer com dois futuros elétricos da Jaguar, que estavam programados para estrear por volta de 2026.

Imagem mostra flagra do novo carro da Jaguar
Novo carro Jaguar [NCars]

Atraso no cronograma dos carros elétricos

Fontes ligadas à empresa indicam que o adiamento tem relação com a necessidade de mais testes e, também, com a expectativa de uma demanda mais sólida por parte dos clientes. Um porta-voz da JLR reforçou que, até 2030, todas as marcas do grupo oferecerão versões 100% elétricas. “Nossos planos e arquiteturas são flexíveis, e estamos comprometidos com os mais altos padrões de design, capacidade e qualidade.

Lançaremos nossos modelos no momento certo para nossos clientes, nossos negócios e cada mercado”, afirmou. Ainda assim, o cenário é desafiador. Jaguar e Land Rover precisam de um novo impulso para continuar relevantes diante das transformações do setor. E, apesar do avanço da mobilidade elétrica, não há sinais de que a popularização dos EVs acontecerá num piscar de olhos.

O mercado dos Estados Unidos e o contexto político local também devem pesar nessa equação. Se o grupo britânico estiver aguardando o momento ideal para agir, pode ser que ele ainda demore a chegar.

Range Rover Velar elétrico camuflado andando na pista
Range Rover Velar elétrico [Carscoops.com]

Você acredita em um futuro totalmente elétrico, onde os carros sem emissões vão dominar o mundo? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

1 comentário em “Jaguar Land Rover recua na estratégia de carros elétricos”

  1. Carlos

    Se ficarem esperando vão afundar!! Acho que os híbridos vão reinar por um bom tempo!! Nem os países de primeiro mundo tem estrutura preparada para os elétricos nem vão ter antes de uns 15 anos ou mais.

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar