Rival do Toyota Corolla Cross e Ford Territory, o Jeep Compass acaba de bater a marca de 500 mil unidades vendidas no Brasil. Ele é veterano no segmento, já que deu o ar da graça em meados de 2016 com sua segunda geração, e desde então anota expressivos índices de vendas. Aliás, ele correu e ficou entre os SUVs mais vendidos do Brasil no primeiro semestre de 2025.
Os brasileiros já conhecem o Compass há um bom tempo. Sua primeira geração desembarcou em solo nacional em meados da década de 2010 e tinha o design bem diferente. O problema é que seu início foi bastante conturbado e ele não obteve o sucesso esperado. Mas, tudo mudou a partir de 2016, quando passou a ser produzido em Goiana, Pernambuco.
Foi aí que ele recebeu sua segunda geração. Melhor resolvida no design, ostenta linhas mais sóbrias e encorpadas. Desde 2016, o Jeep Compass está entre os mais vendidos de sua categoria. Ele conta com motor 1.3 turbo flex de 176 cv, 2.0 turbo a gasolina Hurricane de 272 cv e até a versão híbrida plug-in 4xe.
![Jeep Compass Limited flex [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/02/jeep-compass-limited-flex-11-1320x743.webp)
E a terceira geração?
O SUV da Jeep vem bem equipado desde a versão básica Sport T270. Central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, seis airbags, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado automático e de duas zonas são alguns dos destaques.
De acordo com o configurador online da marca, os preços variam de R$ 189.990 e chegam em R$ 347.300. As versões equipadas com o propulsor T270 são indicadas para quem quer unir custo, benefício e desempenho satisfatório. Já as variantes que usam o motor 2.0 turbo Hurricane oferecendo uma condução mais apimentada, enquanto o 4xe é indicado para quem deseja entrar na era da eletrificação.
![Jeep Compas 4xe [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Compass_4xe_amb_054_edited-1200x768.jpg)
Porém, trata-se de uma versão híbrida plug-in. Ou seja, o conjunto elétrico pode ser carregado em tomada externa e requer infraestrutura de carregamento. Em 2025, a Jeep apresentou a terceira geração do Compass para os mercados internacionais. Ele segue tendo visual com ar mais encorpado e entrou de fato na onda eletrificada. Para o Brasil, o modelo terá uma geração diferente daquela vendida em outros países.
Para cá, o SUV virá inspirado na variante europeia e usará a plataforma Small Wide. A motorização contará com opções a combustão, semi-híbrida e híbrida plug-in. A estreia deverá acontecer até o fim desta década.

Você gosta do Compass ou prefere algum dos seus rivais? Conte nos comentários


