O Jeep Renegade encerrou oficialmente sua trajetória na Europa após 11 anos de produção na fábrica de Melfi, na Itália. A Stellantis confirmou o fim da linha de montagem do SUV compacto, que não terá sucessor direto por enquanto. O modelo, lançado em 2014, foi um dos responsáveis pela forte venda da Jeep no continente, mas acabou perdendo força nos últimos anos diante da chegada de novos concorrentes e mudanças na estratégia do grupo.
O Renegade deixa o mercado europeu por queda nas vendas e também pelas mudanças de objetivo da Stellantis, que agora concentra seus investimentos em SUVs mais modernos e eletrificados, como o Jeep Avenger — novo SUV compacto que rapidamente conquistou o público da região.
Menor, mais eficiente e com versões híbrida e 100% elétrica, o Avenger se tornou o principal produto da marca na Europa, com mais de 200 mil pedidos registrados entre janeiro de 2023 e julho de 2025. O modelo também desembarca no Brasil em 2026 para rivalizar com Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse, no segmento A-SUV.
Fim da linha também nos Estados Unidos e na China
![Jeep Renegade [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/10/jeep_renegade_longitude_80th_anniversary_80_edited-1200x720.jpg)
A aposentadoria do Renegade na Europa segue o mesmo caminho de outros mercados. O modelo foi descontinuado nos Estados Unidos em 2023, já que o carro importado da Itália chegava com preço muito próximo ao do Compass, o que acabou canibalizando as vendas.
Muitos consumidores optavam pelo SUV maior, mais potente e com melhor custo-benefício. Na China, o Renegade saiu de linha em 2021, após desempenho abaixo do esperado. Porém no Brasil, o Renegade continua vivo mais do que nunca.
Renegade segue vivo no Brasil

Apesar da despedida europeia, o Renegade continua firme no Brasil, onde é produzido em Goiana (PE) e segue sendo um dos SUVs compactos mais vendidos do país. Por aqui, ele é o principal representante da Jeep no segmento e deve ganhar uma nova geração entre 2027 e 2028, com base em uma plataforma atualizada. A fabricante americana enviou um comunicado ao Auto+ afirmando a presença do SUV por aqui:
“Os mercados da América do Sul e da Europa têm dinâmicas diferentes. O Jeep Renegade tem vida longa no Brasil e na América do Sul como parte dos planos de expansão da marca no segmento de B-SUV junto com o Jeep Avenger, que chegará em 2026. Importante reforçar também que o Jeep Renegade é um veículo com muita tecnologia e segurança, além de ser o único B-SUV do mercado a oferecer tração 4×4 e emplacou mais de 560 mil unidades nos últimos anos, somente no Brasil.”
Atualmente, o Renegade é vendido em diversos países da América Latina, como o México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Paraguai. A Jeep já confirmou que o Renegade continuará à venda no Brasil ao lado do Avenger. Os dois, embora sejam do mesmo segmento, atende um nicho diferente.

O Avenger oferece 4,08 metros de comprimento, menor que o Renegade e faz parte do segmento de SUVs subcompactos. Já o Renegade, com seus 4,24 m de comprimento, já rivaliza com T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, fazendo parte do segmento de SUVs compactos.
O novo Avenger será posicionado abaixo do Renegade e será produzido em Porto Real (RJ) ao lado da família Citroën, sob a nova plataforma modular CMP, adotada no C3, Aircross, Basalt e a gama da Peugeot, como o 208 e 2008.
E você, acha que o Renegade ainda tem fôlego no Brasil mesmo com o Avenger chegando? Compartilhe sua opinião nos comentários!




Tivemos um Fiat Pulse audace por um ano e depois o substituímos por um Renegade longitude, já com o motor tubo de 180 cavalos. Sair de um subcompacto para um Suv compacto como o Renegade nos fez sentir a diferença do espaço interno, que no Renegade é bem melhor, mas também o acabamento, que no Renegade não tem as falhas de encaixe do Pulse. A superioridade do Renegade é indiscutível. O meu receio é que o Avanger seja apenas uma versão Jeep do Pulse e que acabe por retirar do mercado brasileiro o Renegade, que em minha opinião é o melhor Suv compacto nacional.
O Renegade é o melhor SUV compacto a venda no Brasil, de longe. Motorzasso, muito confortável e seguro, gostoso de guiar em qualquer terreno e a versão 4×4 é muito boa de terra. Já estou no meu segundo e não troco por T-Cross, Kicks, Hrv… Não tem comparação. Um carro perfeito para viajar! Só não vende mais porque não é econômico como os mais recentes e o porta-malas é bastante compacto. Melhorados esses quesitos, voltará a vender como água.
A versão com motor 1.3 de 180hp é um canhão e muito bacana de dirigir. Carro maravilhoso na versão Trailhawk. A 1.8 era capada demais, sorte que descontinuaram.
O Renegade nem deveria ter existido. Não sei o que os seus compradores enxergam nele.
Começa pelo fato de ser muito feio. Além disso, ele tem muitos problemas elétricos e mecânicos, e até o pessoal da Jeep evita comprar o modelo.
Tem um rodar desagradável, parecendo um carro popular de baixo custo, fica barulhento rápido e tem um custo de manutenção cada vez mais elevado com o passar dos anos e de km rodados.
Tem muitas opções melhores, aliás, essa nem deveria ser considerada na escolha.