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Mais um fora da lista

Jeep Renegade sai de linha de vez na Europa; e o Brasil, fica como?

SUV deixa de ser produzido na Itália após 11 anos, perde espaço para o Avenger na Europa e segue firme apenas na América Latina

4 min de leitura

O Jeep Renegade encerrou oficialmente sua trajetória na Europa após 11 anos de produção na fábrica de Melfi, na Itália. A Stellantis confirmou o fim da linha de montagem do SUV compacto, que não terá sucessor direto por enquanto. O modelo, lançado em 2014, foi um dos responsáveis pela forte venda da Jeep no continente, mas acabou perdendo força nos últimos anos diante da chegada de novos concorrentes e mudanças na estratégia do grupo.

O Renegade deixa o mercado europeu por queda nas vendas e também pelas mudanças de objetivo da Stellantis, que agora concentra seus investimentos em SUVs mais modernos e eletrificados, como o Jeep Avenger — novo SUV compacto que rapidamente conquistou o público da região. 

Menor, mais eficiente e com versões híbrida e 100% elétrica, o Avenger se tornou o principal produto da marca na Europa, com mais de 200 mil pedidos registrados entre janeiro de 2023 e julho de 2025. O modelo também desembarca no Brasil em 2026 para rivalizar com Volkswagen Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse, no segmento A-SUV. 

Fim da linha também nos Estados Unidos e na China

Jeep Renegade [divulgação]
Jeep Renegade [divulgação]

A aposentadoria do Renegade na Europa segue o mesmo caminho de outros mercados. O modelo foi descontinuado nos Estados Unidos em 2023, já que o carro importado da Itália chegava com preço muito próximo ao do Compass, o que acabou canibalizando as vendas. 

Muitos consumidores optavam pelo SUV maior, mais potente e com melhor custo-benefício. Na China, o Renegade saiu de linha em 2021, após desempenho abaixo do esperado. Porém no Brasil, o Renegade continua vivo mais do que nunca. 

Renegade segue vivo no Brasil

Jeep Renegade Sahara [Foto: Auto+ / Rafael Déa]

Apesar da despedida europeia, o Renegade continua firme no Brasil, onde é produzido em Goiana (PE) e segue sendo um dos SUVs compactos mais vendidos do país. Por aqui, ele é o principal representante da Jeep no segmento e deve ganhar uma nova geração entre 2027 e 2028, com base em uma plataforma atualizada. A fabricante americana enviou um comunicado ao Auto+ afirmando a presença do SUV por aqui:

“Os mercados da América do Sul e da Europa têm dinâmicas diferentes. O Jeep Renegade tem vida longa no Brasil e na América do Sul como parte dos planos de expansão da marca no segmento de B-SUV junto com o Jeep Avenger, que chegará em 2026. Importante reforçar também que o Jeep Renegade é um veículo com muita tecnologia e segurança, além de ser o único B-SUV do mercado a oferecer tração 4×4 e emplacou mais de 560 mil unidades nos últimos anos, somente no Brasil.”

Atualmente, o Renegade é vendido em diversos países da América Latina, como o México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Paraguai. A Jeep já confirmou que o Renegade continuará à venda no Brasil ao lado do Avenger. Os dois, embora sejam do mesmo segmento, atende um nicho diferente.

Jeep Avenger branco em uma plataforma com o nome AVENGER no fundo
Jeep Avenger [Auto+ / João Brigato]

O Avenger oferece 4,08 metros de comprimento, menor que o Renegade e faz parte do segmento de SUVs subcompactos. Já o Renegade, com seus 4,24 m de comprimento, já rivaliza com T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, fazendo parte do segmento de SUVs compactos.  

O novo Avenger será posicionado abaixo do Renegade e será produzido em Porto Real (RJ) ao lado da família Citroën, sob a nova plataforma modular CMP, adotada no C3, Aircross, Basalt e a gama da Peugeot, como o 208 e 2008.

E você, acha que o Renegade ainda tem fôlego no Brasil mesmo com o Avenger chegando? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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4 comentários em “Jeep Renegade sai de linha de vez na Europa; e o Brasil, fica como?”

  1. ROGERIO

    Tivemos um Fiat Pulse audace por um ano e depois o substituímos por um Renegade longitude, já com o motor tubo de 180 cavalos. Sair de um subcompacto para um Suv compacto como o Renegade nos fez sentir a diferença do espaço interno, que no Renegade é bem melhor, mas também o acabamento, que no Renegade não tem as falhas de encaixe do Pulse. A superioridade do Renegade é indiscutível. O meu receio é que o Avanger seja apenas uma versão Jeep do Pulse e que acabe por retirar do mercado brasileiro o Renegade, que em minha opinião é o melhor Suv compacto nacional.

  2. Roger That

    O Renegade é o melhor SUV compacto a venda no Brasil, de longe. Motorzasso, muito confortável e seguro, gostoso de guiar em qualquer terreno e a versão 4×4 é muito boa de terra. Já estou no meu segundo e não troco por T-Cross, Kicks, Hrv… Não tem comparação. Um carro perfeito para viajar! Só não vende mais porque não é econômico como os mais recentes e o porta-malas é bastante compacto. Melhorados esses quesitos, voltará a vender como água.

  3. Omochi

    A versão com motor 1.3 de 180hp é um canhão e muito bacana de dirigir. Carro maravilhoso na versão Trailhawk. A 1.8 era capada demais, sorte que descontinuaram.

  4. Evandro

    O Renegade nem deveria ter existido. Não sei o que os seus compradores enxergam nele.
    Começa pelo fato de ser muito feio. Além disso, ele tem muitos problemas elétricos e mecânicos, e até o pessoal da Jeep evita comprar o modelo.
    Tem um rodar desagradável, parecendo um carro popular de baixo custo, fica barulhento rápido e tem um custo de manutenção cada vez mais elevado com o passar dos anos e de km rodados.
    Tem muitas opções melhores, aliás, essa nem deveria ser considerada na escolha.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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