Se você é fã de carros esportivos, deve estar muito feliz em 2025. O que acontece é que a Volkswagen trouxe diversas unidades do Golf GTI e apresentou o Jetta GLI reestilizado. Os médios apimentados estão entre os modelos esportivos mais acessíveis do mercado atual e querem se destacar na multidão pelo visual exclusivo e o desempenho de tirar o fôlego.
Agora, o Auto+ colocou as duas novidades da marca alemã frente a frente em um comparativo para lá de especial. Então, é bom apertar os cintos e se preparar para um embate para lá de animador.
Queremos atenção
O Jetta GLI acabou de chegar ao Brasil com novo visual. Agora, ele está alinhado com as variantes vendidas lá fora. Na dianteira, o destaque principal vai para a parte inferior do para-choque, a qual traz apliques pintados de preto e uma longa faixa vermelha. Seus faróis retangulares são interligados por uma barra iluminada e tem ainda um emblema GLI nesta região.
Capô alongado e para-brisa levemente inclinado complementam o visual. Nas laterais, o sedan médio traz rodas de 18 polegadas esportivas e as pinças de freio são pintadas de vermelho. Ele tem vincos pronunciados e linha de cintura alta. Na traseira, a queda suave do teto, as lanternas amplas, interligadas e escurecidas e o para-choque saliente são chamarizes.

Além disso, ele conta com parte inferior do para-choque escurecida e duas saídas de escapamento. O oponente do Toyota Corolla pode ser pintado em seis cores distintas: branco Puro, preto Mystic, azul Pacífico, vermelho Kings, cinza Platinum ou Glacial. Já o Golf GTI quer seu olhar por meio das linhas mais ovais e por ser mais curto.
O hatch médio tem os iluminadores amplos e interligados por uma barra iluminada, assim como o sedan. Inclusive, ele copia o três-volumes em diversos aspectos como o capô alongado, emblema especial e parte escurecidas da carroceria. Mas, seu para-choque além de grande tem um desenho especial para acomodar os faróis de neblina, que se parecem com a letra “X”.

Linha de cintura alta e janelas grandes são destaques. As rodas também são esportivas e de 18 polegadas. As pinças de freio são avermelhadas. Na parte de trás, o hatch tem spoiler integrado ao teto, tampa do porta-malas encorpada, sigla GTI em destaque, lanternas amplas e saídas de escapamento esportivas.
Sobre as cores, ele tem menos opções do que o sedan. O Golf pode ser escolhido em tons como cinza Moonstone, branco Puro, vermelho Kings ou preto Mythos.
Cabine e medidas
O Volkswagen Jetta GLI chama atenção na cabine ao mesclar tons de preto e vermelho nas superfícies. Costuras avermelhadas permeiam os bancos, encostos de braço das portas e até o câmbio. O volante se inclui nessa lista e é multifuncional. Painel de instrumentos de 10,25 polegadas e central multimídia VW Play Connect de 10 polegadas com acabamento superior flutuante atraem olhares.
Pedaleiras esportivas, iluminação ambiente de LED e teto solar são seus chamarizes. Em relação ao tamanho, o Jetta esportivo possui 4,74 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,47 m de altura, 2,68 m de entre-eixos e o bagageiro leva 510 litros. Ou seja, ele é indicado para famílias grandes.

O Volkswagen Golf GTI traz acabamento escurecido na parte interna e com superfícies avermelhadas. O cluster de instrumentos tem 10,9 polegadas e a central multimídia flutuante tem 12,9 polegadas. Aliás, o hatch médio apimentado conta com volante multifuncional e repleto de botões físicos. Assim, ela espera agradar aos motoristas.
E o principal destaque do modelo vai para o revestimento dos bancos. Eles podem ser de couro ou xadrez, sendo que este último foi escolhido pela maioria da clientela. Sobre medidas, o Golf dispõe de 4,28 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,44 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Seu bagageiro acomoda 344 litros.

Fôlego invejável
Sob o capô, o Jetta GLI usa o motor 2.0 turbo a gasolina EA888. Ele tem quatro cilindros em linha e injeção direta. Ele rende 231 cv e 35,7 kgfm de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem banhada a óleo de sete marchas e a tração é dianteira. A velocidade máxima é de 249 km/h e ele precisa de 6,6 segundos para chegar aos 100 km/h. O peso total é de 1.476 kg e a plataforma é a MQB.
Em relação ao consumo, a montadora revelou que ele faz 9,9 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. A autonomia é de 610 km. A suspensão é sempre independente e os freios são a disco. O sedan conta com sistema Launch Control, a qual cuida da rotação e tração para que o modelo tenha maior aderência.

Já o Golf GTI traz o mesmo propulsor, só que tem mais potência e torque. No hatch, o conjunto entrega 245 cv e 37,7 kgfm. A transmissão segue a automatizada de dupla embreagem de sete marchas e a tração é dianteira. Sua velocidade máxima é de 250 km/h e ele precisa de 6,1 segundos para atingir os 100 km/h. O irmão maior do Polo pesa 1.450 kg e usa a arquitetura MQB Evo.
As médias de consumo informadas pela fabricante são de 9,9 km/l em ciclo urbano e 12,1 km/l em ciclo rodoviário. O alcance é de 610 km. Suspensão independente e freios a disco vêm de fábrica. Para chegar ao Brasil, ele passou por mudanças como ficar mais alto e o conjunto de suspensão passar por calibração exclusiva. Quatro modos de condução e sistema que simula ronco do escapamento na cabine se destacam.
![Volkswagen Golf GTI [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/08/NOvo-VW-GOlf-GTI-Motor.webp)
Itens de série e preços
Já que é um modelo premium, o Volkswagen Jetta GLI vem equipado com iluminadores de LED na dianteira, freio de estacionamento eletrônico, sistema de som Beats e carregador de celular por indução. Conectividade com o sistema Carro Conectado, assistente traseiro com frenagem para saída de vaga e alerta de ponto cego são chamarizes.
Assistente de condução ativa, piloto automático adaptativo, Isofix, controles de tração e estabilidade complementam o pacote. O modelo já pode ser encomendado nas concessionárias da marca alemã por R$ 269.990. Ele chegará importado do México e estará disponível a partir do próximo dia 8 de novembro.

O Volkswagen Golf GTI retorna ao Brasil depois de seis anos de ausência e quer te atrair pela lista de itens de série. Ele traz sistema eletrônico de vetorização de torque, diferencial dianteiro com bloqueio eletrônico, iluminadores dianteiros de LED e vidros elétricos nas quatro portas. Ainda nesse sentido, ele tem borboletas atrás do volante para troca das marchas e direção elétrica.
Sensor de fadiga, monitoramento da pressão dos pneus, computador de bordo e outros equipamentos são suas armas para se destacar. O revestimento dos bancos altera bastante os preços, já que a superfície xadrez fazia ele sair por R$ 430 mil e o acabamento em couro deixava sua etiqueta final em R$ 445 mil. Contudo, o primeiro lote do hatch já esgotou e ainda não há confirmação da vinda de uma nova remessa.

Qual dos esportivos da Volkswagen você compraria? Conte nos comentários


