O Salão do Automóvel está a todo vapor e traz boas novidades para o país. Agora, a Kia confirmou oito novidades para seu futuro por aqui. A montadora sul-coreana revelou que a caminhonete Tasman já passa por avaliações específicas e logo chegará às concessionárias brasileiras. Além disso, os médios K4 hatch e sedan virão em 2026. E os SUVs não iam ficar de fora.
Tasman
A primeira caminhonete da marca já está com seu passaporte validado para entrar em solo brasileiro. O modelo se destaca na multidão pelo desenho mais reto e apliques escurecidos. Assim, transmite a imagem de robustez. Os executivos ainda não confirmaram detalhes mecânicos, mas lá fora, ela conta com o motor 2.2 turbo diesel de quatro cilindros. Ele entrega 200 cv e 45 kgfm de torque.
O câmbio é automático de oito marchas e a tração poderá ser 4×2 ou 4×4. Ela tem 5,41 m de comprimento e sua produção poderia ser concentrada no Uruguai. Desse modo, a vinda ao Brasil seria facilitada. Neste momento, a Tasman passa por avaliações técnicas e adaptações ao uso local. A caminhonete terá 1.173 litros de capacidade da caçamba e não teve preços confirmados.

PV5
De olho no mercado de veículos comerciais, a Kia anunciou a chegada da van PV5. Ela é uma espécie de Besta do futuro, já que tem visual diferenciado e é 100% elétrica. A van faz parte da estratégia global PBV. O modelo possui um sistema que possibilita a troca entre módulos como modelo de carga para passageiros e outras aplicações. Assim, a marca espera que ela atraia a clientela por meio da usabilidade.
A PV5 terá sistema V2L, aquele em que a bateria do veículo pode alimentar objetos eletrônicos externos. A capacidade volumétrica é de 4.420 litros. Uma das opções que pode chegar ao portfólio brasileiro é a equipada com bateria de 71,2 kWh de capacidade. Pelo ciclo internacional, a autonomia desta variante é de 693 km. Seu preço ainda não foi confirmado.

EV3
Já com o intuito de atazanar o BYD Yuan Plus e Geely EX5, a Kia anunciou a vinda do SUV EV3. Ele se apoia em visual futurista e terá cerca de 4,30 m de comprimento. De porte compacto, o modelo tem interior com ar minimalista, painel de instrumentos e central multimídia integrados com 12,3 polegadas e volante multifuncional.
Ele é montado a partir da plataforma E-GMP e tem arquitetura de 400V. Lá fora, o Kia EV3 tem um motor de 204 cv e 28,8 kgfm de torque. A bateria pode ter 58,3 kWh ou 81,4 kWh de capacidade. Esta última fornece autonomia pelo ciclo WLTP de 600 km. Seus preços e versões ainda não foram definidos.

Stonic
E a fim de atanazar o Fiat Pulse, Renault Kardian e companhia, o Stonic reestilizado virá ao Brasil. Agora, o SUV subcompacto passou por uma atualização visual e traz linhas futuristas. O que destaque vai para sua dianteira com pegada mais robusta. Ele é montado a partir da plataforma GB e passou a ter o mesmo estilo dos carros elétricos da Kia.
Dos lados, seus chamarizes são as rodas com desenho futurista e caixas de rodas demarcadas. Na traseira, os olhares vão se voltar para as lanternas em formato que lembra a letra “C”.

Internamente, ele conta com painel de instrumentos integrado com a multimídia, novo volante e revestimento diferenciado. Por aqui, ele seguirá com motorização semi-híbrida.
Ou seja, ele vai combinar o propulsor 1.0 turbo com um pequeno sistema elétrico. Este último visa reduzir o nível de emissões e o consumo de combustível. Assim como as demais novidades, o Kia Stonic reestilizado só chegará em 2026.

Sportage
Finalmente a Kia tirou a camuflagem e exibiu como ficou o Sportage reestilizado. O SUV médio oponente do Jeep Compass passou por leves mudanças no visual. Dessa forma, a marca espera que ele aumente seus números de vendas por aqui. Na dianteira, os chamarizes vão para a grade ampla e os DRL’s que remetem ao número “7”.
Dos lados, ele possui novas rodas e linha de cintura alta. Na cabine, o Sportage reestilizado traz novo volante, quadro de instrumentos atualizado e outros destaques. Sobre itens de segurança, o SUV traz farol alto automático, alerta de tráfego cruzado traseiro, prevenção de colisão frontal e assistente de permanência e centralização de faixa.

Sob o capô, ele segue com motorização semi-híbrida de 48V. Segundo a Kia, o conjunto passou por melhorias para ficar mais eficiente e uma delas foi a adoção do turbocompressor com geometria variável. O motor é o 1.6 TGDI a gasolina com injeção direta. Ele rende 178 cv e 27 kgfm. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e tem o modo velejar.
Com ele ativado, o propulsor a combustão é desligado em uma rua plana, por exemplo. Assim, ajuda a economizar combustível. Pelo Inmetro, o consumo do Sportage de cara nova é de 12,5 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. O SUV já está em pré-venda. A marca o oferece em versão única, a EX Prestige e ele sai por R$ 267.190 no primeiro lote.

Sorento
Depois de anos de ausência, a Kia trará novamente o Sorento ao Brasil. Mas, ele vai ser diferente dos demais SUVs, já que não virá eletrificado. Sua nova geração chegará ao país tropical com motor diesel, provavelmente o 2.2 turbo de 202 cv. Internacionalmente, o SUV com este propulsor possui o câmbio automatizado de dupla embreagem e tração nas quatro rodas.
Agora, seu estilo remete aos carros elétricos da fabricante. O Sorento vai se destacar nas concessionárias por meio do seu porte médio para grande, aceleração de 0 a 100 km/h em nove segundos e a velocidade máxima de 205 km/h. Por fora, ele opta por linhas mais sóbrias. Já na cabine, o acabamento sofisticado, telas integradas e amplo espaço interno serão seus pilares.

O Sorento terá sete lugares, diversos itens ADAS e mais robustez para vender como água. Contudo, seu preço não foi revelado.
K4 Hatch e Sedan
Por fim, o estande da Kia ainda terá espaço para os médios K4 hatch e sedan. A marca sul-coreana apostará neles para servirem como porta de entrada de seu portfólio. O design combina linhas ousadas e esportivas com pegada futurista. Os dois chegarão ao Brasil no primeiro semestre de 2026 e apenas nas versões GT-Line, a mais cara da gama.

Interior tecnológico, itens de conforto e de segurança e espaço interno amplo serão os destaques dos novatos. Debaixo do capô, eles trarão o motor 1.6 turbo de 193 cv e o câmbio poderá ser automático de oito marchas. O rival do Toyota Corolla conta com 4,85 m de comprimento e 2,85 m de entre-eixos. Ele quer ser uma opção para quem não quer entrar na moda dos SUVs. Entretanto, os preços não foram divulgados.

Qual desses modelos da Kia mais te atraiu? Conte nos comentários


