Ao vivo
Home » Novidades » Kia confirma produção de nova caminhonete elétrica para rivalizar com BYD Shark

Novidades

Kia confirma produção de nova caminhonete elétrica para rivalizar com BYD Shark

Diferentemente do que era pensado, nova caminhonete elétrica da Kia não será baseada na polêmica Tasman e deve concorrer com a BYD Shark

2 min de leitura

A Kia deixou o segmento de caminhonetes em banho-maria por muito tempo, mas agora vai preencher cada segmento que puder. Prova disso é que, além da polêmica Tasman, a marca sul-coreana está desenvolvendo uma caminhonete totalmente elétrica. O modelo foi prometido para os EUA e terá foco no uso urbano.

A notícia foi confirmada pela própria Kia durante uma apresentação a investidores nos EUA. Como a situação de todas as fabricantes no território é bastante delicada neste momento, ter o anúncio de um produto importante, como uma caminhonete, faz muita diferença para a Kia.

O modelo faz parte de uma estratégia global da Kia de diversificação de linha, onde ela terá 17 novos carros a combustão e 15 novos elétricos até 2030. A caminhonete será um desses casos. Ela será de porte médio para concorrer com Ford Ranger, Toyota Tacoma (Hilux), Nissan Frontier e Chevrolet Colorado (S10).

Kia EV9 [Divulgação]

Ainda não se sabe nada sobre o visual da caminhonete elétrica da Kia, tanto que a imagem que ilustra essa matéria foi feita com inteligência artificial. O modelo deve ser pesadamente baseado no EV9, podendo até usar sua plataforma monobloco. Inclusive, as chances de que a caminhonete elétrica seja chassi sob carroceria, é bem pequena.

Segundo a Kia, a caminhonete elétrica será um “modelo inovador, com um robusto sistema de reboque e avançados sistemas de entretenimento e segurança”. As ambições da marca sul-coreana são altíssimas, visto que ela quer emplacar 90 mil unidades por ano nos EUA e abocanhar 7% do mercado com seu modelo elétrico.

Imagem mostra a picape Kia Tasman de frente
Kia Tasman [Divulgação]

E a BYD Shark?

Agora só falta a BYD criar coragem de atuar nos EUA e levar a Shark para concorrer diretamente com a caminhonete da Kia. Mesmo híbrida, ela aposta fortemente no sistema elétrico como trunfo perante as rivais diretas. Enquanto isso, no Brasil, a Tasman será vendida em breve, mas com motor diesel. Já a caminhonete elétrica da Kia não deve vir.

Você acredita que uma caminhonete elétrica da Kia pode fazer sucesso? Conte nos comentários.


YouTube video

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar