Demorou, mas finalmente ele chegou. A Kia revelou oficialmente a chegada do SUV grande elétrico EV9 ao Brasil. Ele é um dos carros mais caro da marca por aqui ao lado da minivan Carnival, traz desenho futurista, diversos itens de série, usa dois motores e tem autonomia pelo ciclo brasileiro de 434 km. Porém, cobra mais de R$ 749 mil.
O EV9 faz parte da linha de design “Opposites United” da marca sul-coreana. Ele se destaca na multidão justamente por seu estilo futurista. Na dianteira, o para-choque é fechado na parte central e possui partes escurecidas, o que aumenta o ar de robustez. Seus faróis são interligados por uma barra mais clara e possuem formato mais fino e escorrido.
Seu coeficiente aerodinâmico é de 0,28, o que o ajuda a ter um desempenho melhorado. Nas laterais, se destacam a linha de cintura mais alta, as linhas retas, as caixas de rodas levemente salientadas na carroceria e as janelas de tamanho amplo. Na traseira, o Kia EV9 conta com as lanternas na vertical, spoiler integrado ao teto, tampa do bagageiro e para-choque mais salientes.

Mais detalhes
Aliás, ele pode levar até sete pessoas. Neste caso, o porta-malas acomoda 333 litros. Com cinco bancos em uso, aumenta para 828 litros e com os dois bancos dianteiros em uso o espaço sobe para 2.393 litros. Ele tem ainda um porta-malas dianteiro, com 51 litros. No quesito medidas, o EV9 tem 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,75 m de altura e o entre-eixos é de 3,10 m.
Na cabine, o Kia EV9 opta por ter linhas mais sóbrias. Ele possui duas telas de 12,3 polegadas, sendo uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. Surpreendentemente, o ar-condicionado possui uma tela própria de comandos com cinco polegadas. Teto solar duplo e até retrovisores digitais por câmera são de série.

O SUV grande elétrico usa a plataforma especial para carros elétricos E-GMP. A cabine ainda possui partes revestidas com materiais sustentáveis. Por exemplo, há o uso de plásticos reciclados a partir da rede de pesca.
Motorização
Um dos principais destaques do Kia EV9 é sua motorização. Ele conta com dois motores elétricos que rendem 385 cv e 61 kgfm de torque. Tem tração integral, a bateria possui capacidade de 99,8 kWh de capacidade e ele chega aos 100 km/h em 5,3 segundos. O SUV grande possui sistema i-Pedal.
Os Shift Paddles ajudam na regeneração de energia. A autonomia de acordo com o Inmetro é de 434 km. Ele possui sistema de carregamento de 800V e consegue ter 217 km de autonomia com 24 minutos de recarga. Se estiver conectado em um carregador ultrarrápido de 350 kW, ele leva 24 minutos para ir de 30% até 80% da carga da bateria.

Por fim, o Kia EV9 chega ao Brasil na versão GT-Line e custa R$ 749.990. Ele vem com carregador de emergência, adaptador V2L (quando a bateria do carro é usada para carregar objetos eletrônicos externos) e mais itens. O serviço de assistência 24 horas vale por cinco anos e a Kia o oferece com as primeiras revisões gratuitas.
Daria uma volta no EV9? O que achou do seu desenho? Conte nos comentários
![Kia EV9 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/04/640552_edited-1200x719.jpg)


De 75.395 USD para 749.990 BRL, dá uma tristeza, melhor voltar pro trabalho, não está fácil sustentar esse pessoal
Desculpa Kia, mas por esse preço era melhor ter dado aquela clássica desculpa "caro demais para o Brasil".