Enquanto a Jaguar e a Land Rover lutam para tentar sobreviver, a Tata, dona das duas britânicas, está indo com tudo. Prova disso é que ela trouxe o clássico nome Sierra de volta ao mercado vestindo um SUV parrudo e estiloso, com tecnologia de Land Rover, mas custando o mesmo que um Renault Kwid.
Criado para brigar diretamente com o Hyundai Creta, o líder do segmento de SUVs compactos na Índia, o Tata Sierra será vendido em diversas versões com preços começando em 1.149.000 rúpias, o equivalente a R$ 69 mil. Ou seja, bem menos do que o brasileiro paga por um Renault Kwid 0km.
O Tata Sierra é feito sobre a nova plataforma modular ARGOS, que não tem relação alguma com o Fiat Argo. Na realidade, ela signigica All-Terrain Ready, Omni-Energy, and Geometry Scalable architecture, ou seja, arquitetura pronta para todo terreno, omni-energia e geometricamente escalável.
![Tata Sierra [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Tata-Sierra-2-2048x1152-1-1320x743.webp)
Essa base será usada para diversos modelos novos da Tata e, estranhamente, não será aproveitada pela Land Rover para seus novos modelos de menor porte. No final das contas, a marca britânica preferiu usar a plataforma de carros da Chery. Lembrando que o Tata Sierra tem 4,34 m de comprimento, 1.84 m de largura, 1,71 m de altura e 2,73 m de entre-eixos.
Aspirado, turbo, diesel
A gama de motores é bem simples, sendo composta unicamente por um motor 1.5 quatro cilindros com versão aspirada gasolina de 106 cv, turbo gasolina de 160 cv ou turbo diesel de 118 cv. Todas as versões podem ser equipadas com transmissão manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem com sete marchas.
![Tata Sierra [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Tata-Sierra-8-2048x1152-1-1320x743.webp)
A Tata planeja versões 4×4 do Sierra para o futuro, sendo que o modelo, por enquanto, só terá tração dianteira. Além disso, o SUV contará com versão 100% elétrica, híbrida (ainda não especificada se HEV ou PHEV) e variante movida a GNV. As vendas começam somente em janeiro do ano que vem.
Parece mesmo um Land Rover
Visualmente falando, o Tata Sierra se destaca pela carroceria bem quadrada e parruda, que faz com que o SUV pareça bem maior do que de fato é. A frente tem faróis de LED finos conectados por uma barra preta e também por um friso luminoso. O capô bem reto combina com as linhas laterais pouco marcadas e limpas.
![Tata Sierra [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Tata-Sierra-5-2048x1152-1-1320x743.webp)
Destaque visual fica por conta da coluna B na cor da carroceria a qual permite que as janelas deem a sensação de ser uma picape, visto que há uma parte preta do teto que se funde com a janela da porta traseira. Atrás temos um grande aerofólio e lanternas finas conectadas por uma barra luminosa.
A cabine lembra bastante o Nissan Kicks por conta da disposição da central multimídia conjugada ao painel de instrumentos digital. Mas o Tata Sierra ainda conta com uma terceira tela para entretenimento do motorista. Ainda há luz ambiente e opção de revestimento de couro claro, como é preferência dos indianos.
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Você teria um Tata Sierra se fosse vendido no Brasil? Conte nos comentários.
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