Em uma nova rodada de testes feita pelo Latin NCAP, o órgão bateu uma Chevrolet Montana e um Toyota Raize. Só que o teste da caminhonete da General Motors, que nada tinha de ligação com a Fiat, foi o suficiente para que o órgão cutucasse a Stellantis e seguisse com sua política de briga com o grupo liderado por Peugeot e Fiat.
Em sua declaração oficial, Alejando Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse que “A Chevrolet mais uma vez estabelece a referência em um segmento popular, o de picapes pequenas, mostrando boa proteção em comparação com a baixa classificação de seu concorrente direto, o Fiat Strada”. Ou seja, aproveitou o teste da Montana para cutucar a Strada.
O que surpreende, contudo, é o tom usado para criticar os carros da Stellantis. Explico. O Toyota Raize foi testado na mesma rodada e conquistou apenas uma estrela. O secretário declarou sobre o carro que “O Latin NCAP insta a Toyota a modificar seu enfoque, melhorar o equipamento básico de segurança e apresentar os veículos voluntariamente ao Latin NCAP para mostrar seu desempenho aos consumidores”.
![Fiat Strada no Latin NCAP [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/10/MD3122FST1_oncrash_Cam6_edited-1200x719.jpg)
Segue dizendo que “em um cenário de preocupação mundial com as certificações de segurança em alguns modelos da Toyota, fica mais uma vez demonstrada a necessidade de uma rotulagem de segurança veicular padronizada que inclua a classificação de estrelas do Latin NCAP”.
Lembra do caso Renegade?
Agora, quando o Jeep Renegade conquistou também uma estrela ao ser batido em uma versão não mais produzida, o tom de Furas foi completamente diferente: “os resultados recentes dos modelos da Stellatis, como o Fiat Strada, o Peugeot 208 e o Fiat Argo / Cronos, bem como o Renegade, mostram que a fraca estratégia do fabricante em relação a veículos mais seguros na região é inaceitável”.
![Jeep Renegade [Latin NCAP]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/07/MD2523JRE1_oncrash_Cam7_edited-1200x719.jpg)
Vale lembrar que o teste feito pelo Latin NCAP com o Jeep Renegade contemplava a versão antiga do modelo, que ainda usava motor 1.8 aspirado e não contava com frenagem autônoma de emergência e assistente de mudança de faixa como item de série. Na linha 2025, contudo, esses itens viraram opcional para a versão Sem Nome, mas seguem de série para as demais.
Você acha que o Latin NCAP trata os carros da Stellantis de maneira diferente que faz com os outros? Conte nos comentários.



É por isso que digo que devia o Inmetro fazer testes de colisão em todos os carros vendidos no Brasil e serem publicados, pois já é de hoje que o LatinNCAP demonstra falta de imparcialidade.
Não adianta dizer que ele ajudou a melhorar a segurança dos modelos vendidos por aqui se não dá nem pra confiar nos testes, adiciono ai que no teste lateral do Taos parecia que o carro ia capotar mas cortaram antes de acontecer, acredite no LatinNCAP sem um pingo de sal quem quer.
Esses carros novos da Fiat parecem de brinquedo, não transmitem confiança.
Concordo! São muito imparciais, pra Toyota passam pano, na Stellantis cutucam, vai entender!?
Deve ser porque não pagam o que eles querem para "testarem" … Afinal quanto mais pagarem melhor são as notas, em todos lugar é assim
O LATIN-NCAP deve ser investigado.
Trata-se de uma Pseudo-Entidade sem credibilidade que persegue uma marca que não aceita pagar para passar como outras, merece investigação, punição e prisão dos envolvidos.
O mais impressionante que ninguém questionou é… como fica a sua segurança em acreditar que um modelo X recebeu 5 estrelas porque pagaram para passar quando, na verdade, esse modelo eecebu 0 ou 1?
O que dizer de uma pseudo-entidade que testa versões completas para uma marca e testa modelos de entrada ou já fora de linha de outra?
O que dizer de uma pseudo-entidade que muda as regras sem critério e não as deixa claras?
Pseudo-entidade SEM credibilidade que merece investigação e prisão dos envolvidos.
Pessoal cheio das teorias da conspiração. Mas tem que cutucar mesmo pq a Stelantis fábrica inúmeros carros populares o que aumenta o risco pela qde de usuários de seus veículos. Outro ponto é que tudo é gravado então não cola essa de que é perseguição. Vendo os vídeos tem danos bizarros demais nos testes de impactos da Stelantis. Dessa forma o que fica parecendo é que algumas matérias contra a Ncap e que são patrocinadas pela Stelantis, afinal há um lobby no país pra impedir regras duras de segurança como há na Europa
CORRUPÇÃO NO LATIN NCAP E NO NCAP EUROPEU!!! A Toyota ja enviou Yaris reforçado pra la, o caso estourou na midia mundial e o Presidente da Toyota se desculpou!!! Ja houve casos de outros fabricantes que enviaram carros fora das especificações e reforçados para teste lá, procurem no Google, e a Stellantis já denunciou que o NCAP pediu 1 milhao de reais pra fazer um teste especifico, ou seja, é um entidade corruptível, ou simplesmente fabricantes podem corromper enviando carros reforçados! Toda empresa privada está sujeito a corrupção! A Fiat Strada é TÂO FORTE que roda décadas carregando peso sem trincar o monobloco, isso indica durabilidade e robustez do conjunto que aguenta sim pancadas, e lembra que a VW já foi indiciada na Europa por fraudes e o Polo e Virtus tiveram quebra do eixo traseiro, plasticos internos de pior qualidade, não duvido nada que grande parte desses testes sejam fraudados ou pelos fabricantes ou pela Entidade em parceria.
Fazer o que se o grupo, de fato, não dá a mínima para segurança, entregando, normalmente, o básico exigido por lei.
A classificação desses testes deveria ser baseada exclusivamente nos resultados "brutos" das colisões, ou seja, dizer qual "carroceria" apresenta a melhor proteção aos ocupantes! Não precisa de teste de colisão para saber que quanto mais airbags mais seguro é o carro! Não precisa de teste de colisão para saber que os sistemas autônomos ajudam na segurança! Tudo isso é óbvio!! Caso não saibam, só de ter (ou não) esses recursos o carro já recebe (ou perde) estrelas, independente do resultado da colisão em sí!!! Não tem como uma Renegade ser menos segura que um Up!!! Pelo amor de Deus!!! Isso é física!!!
Bizarro isso. O articulista implicitamente exonera a Fiat de sua responsabilidade de oferecer veículos seguros ao invés de justamente condenar a ESCOLHA de fabricarem caixões sobre rodas. Os resultados obtidos por outros fabricantes nacionais mostram que é perfeitamente possível produzir carros seguros a preços razoáveis. A Fiat escolhe oferecer produtos de baixa qualidade, então que aceite as críticas.
Bela porcaria estes testes que valorizam uma simples luzinha no painel.
Parabéns a entidade, a Fiat e o grupo Stelantis entregam para o Brasil, carros bonitos, mas só isso. Carroças com motores descartáveis que bebem óleo desde zero(e muito), as chapas de aço são mais finas que as dos concorrentes, usam menos aços de alta resistência, só o mínimo de equipamentos de segurança e querem nota boa?
Tem que serem cutucados mesmo!
Alguém ainda acha que essa latin ncap é digna de alguma atenção ?
Mais uma matéria onde as pessoas não entendem o ponto. Será que é tão difícil interpretar um texto? A questão não é se os carros da Stellantis são seguros ou não, a questão é que todos sejam testados em igualdade e os textos sejam imparciais. Só isso.
O problema é que pau que dá em Chico, não dá em Francisco. Se eles testarem os carros em condições justas e os resultados forem ruins do msm jeito, aí ok, ele fez a parte dele. Não estão pedindo para passar pano para a marca, só para nivelar a disputa. E também, quando os carros tiverem a mesma qualidade porcaria, que ambos tenham o msm review forge, ao invés de um ter um tom mais incisivo do que outro por ser de x marca. Apenas.