Ao vivo
Home » Novidades » Leapmotor para de produzir na Europa, mas Stellantis pode ter achado uma saída

Novidades

Leapmotor para de produzir na Europa, mas Stellantis pode ter achado uma saída

Os carros chineses sofrem com os impostos europeus e a Leapmotor sabe disso. Mas, ela se mexeu junto com a Stellantis para não dormir no ponto

3 min de leitura

Há um bom tempo, foi veiculado que os carros eletrificados fabricados na China e enviados para a Europa receberiam tarifas de importação. Essa prática segue acontecendo e agora a Leapmotor decidiu interromper a produção do compacto elétrico T03 na Polônia. Contudo, a Stellantis, empresa que cuida da marca chinesa, pode já ter achado uma saída para contornar essa situação.

O que acontece é que o governo chinês estava ciente da aplicação das tarifas em cima dos seus carros, logo que eles chegavam em solo europeu. Por isso, a Stellantis fez um acordo e conseguiu adquirir as instalações de Tychy, na Polônia. Essa planta cuidava da produção do T03, um hatch elétrico chinês que briga diretamente com o BYD Dolphin Mini.

Porém, desde o último dia 30 de março, a instalação não produz mais o compacto da Leapmotor. E pior, não há data prevista para a volta da montagem. Um dos motivos que pode ter levado a marca chinesa a parar de produzir seus veículos na Europa está na votação de países que apoiavam a aplicação de tarifas sobre os carros chineses.

Leapmotor 03
[Leapmotor 03/ Divulgação]

Será que vai ser a solução?

E a Polônia apoiou a aplicação do imposto. É provável que os políticos chineses tenham entrado em acordo com os executivos da fabricante chinesa e pediram para que ela paralisasse sua linha de produção polonesa. Por outro lado, a Leapmotor ainda segue vendendo seus modelos no mercado europeu, só que com a tarifa imposta no preço final.

Apesar de haver todo este transtorno, a Stellantis assegurou que continua como investidora da fabricante chinesa. Aliás, ela desembarcará em breve em solo brasileiro. O acordo entre o conglomerado que cuida da Fiat e Jeep e a marca chinesa permite a venda dos modelos chineses pelo mundo afora.

Leapmotor B10 será 3º lançamento da chinesa no Brasil. Saiba todos os detalhes do SUV. Imagem mosttra B10 de traseira com carroceria na cor roxa
Leapmotor B10 [divulgação]

Contudo, é possível que a Stellantis já tenha achado outro país europeu que possa abrigar uma instalação para a montadora chinesa. Durante a votação sobre a aplicação da tarifa, a Espanha preferiu se abster. E de acordo com a mídia alemã Handelsblatt, isso chamou atenção do conglomerado.

Em um comunicado divulgado recentemente, a empresa que cuida da Peugeot e Citroën contou que a Leapmotor seguirá lançando veículos na Europa e que novas opções de lugares para sua produção continuam sendo estudados na região. No Brasil, a expectativa é que a fabricante chinesa faça sua estreia em algum momento de 2025, sendo que o SUV elétrico C10 será seu abre-alas.

Leapmotor C10 [divulgação]
Leapmotor C10 [divulgação]

O que achou dessa história? Conte nos comentários


YouTube video

2 comentários em “Leapmotor para de produzir na Europa, mas Stellantis pode ter achado uma saída”

  1. Mauricio Scherer

    A saída para o T03 seria dizer tchau. É menos atrativo que kwid elétrico…

  2. Luka

    Qualquer carro chines hoje é melhor que o Kwid Elétrico kkkkkkkk

Os comentários estão encerrado.

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar