De olho no mercado europeu e também no brasileiro, a Leapmotor prepara um novo SUV de entrada. Vazado antes da hora por registros de patentes descobertos pela revista Auto Week, o novo Leapmotor A10 será concorrente direto de Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Jeep Renegade. Mas seu visual parece do Citroën Aircross.
Seguindo a lógica de SUVs da marca, o novo Leapmotor A10 será seu modelo mais barato, posicionado abaixo do B10 e do C10 oferecidos no Brasil. É muito provável que ele seja vendido somente com motorização elétrica ao invés do sistema REEV presente no irmão maior.
Isso porque os chineses não costumam comprar SUVs compactos e, quando são oferecidos no mercado, são sempre com motor elétrico. Recentemente a BYD começou a se arriscar na categoria de híbridos ao converter o Yuan Pro para híbrido plug-in. Contudo, a Leapmotor usa sistema REEV quando quer colocar combustível fóssil em seus carros.
![Leapmotor A10 [Auto Week]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Leapmotor-A10-patente-5.webp)
Como é uma arquitetura grande que envolve motor 1.5 aspirado debaixo do capô junto a todo o sistema elétrico, um modelo de pequeno porte como o A10 pode deixar as coisas mais apertas. Contudo, se o foco da Stellantis com a Leap for ganhar mercados emergentes, como o Brasil, a opção com extensor de autonomia será necessária.
Aircross da Leap?
Visualmente falando, o A10 não conta com os faróis conectados por uma barra preta como se tornou típico dos modelos da Leapmotor. Contudo, o capô com corte reto ligando as duas partes superiores dos conjuntos luminosos evoca esse espírito. A grade frontal triangular e o para-choque arredondado também seguem o padrão.
![Leapmotor A10 [Auto Week]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Leapmotor-A10-patente-2.webp)
Na lateral temos um perfil que lembra o Citroën C3 AIrcross da geração anterior ao mesmo tempo que tem um certo quê de BYD Yuan Pro. As maçanetas são aerodinâmicas, mas de puxar como no Dolphin. Destaque ainda para a coluna C com três elementos horizontalizados que imitam uma entrada de ar.
Na traseira, o Leap A10 tem lanternas que cortam parte da tampa do porta-malas com um desenho extremamente semelhante às caminhonetes Fiat Toro e Strada. O para-choque é arredondado, mas tem recortes para não deixar a peça visualmente vazia. A placa fica na região inferior.
![Leapmotor A10 [Auto Week]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Leapmotor-A10-patente-1.webp)
Foco nos rivais
Para a Europa, o Leapmotor A10 será posicionado como um SUV de entrada a preço de hatch elétrico, repetindo a estratégia dos irmãos. Com isso, apesar do porte de Volkswagen T-Roc, Hyundai Kona e Ford Puma, ele será rival direto de modelos como Renault 5, Peugeot e-208, Opel Corsa-e, Volkswagen ID.3 e Cupra Born.
Já no Brasil, caso o modelo seja vendido, teremos preços abaixo de R$ 170 mil, visto que um B10 sai por R$ 172.990. Com isso, seria um rival direto para versões intermediárias de Volkswagen T-Cross, Honda HR-V, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e até arranjaria briga com seus primos Jeep Renegade, Fiat Fastback e Peugeot 2008.
![Leapmotor A10 [Auto Week]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Leapmotor-A10-patente-3.webp)
Você teria um Leapmotor A10 se ele for vendido a preço de T-Cross e Creta? Conte nos comentários.

![Leapmotor A10 [Auto Week]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Leapmotor-A10-patente-4.webp)
