
O Citröen C3 Aircross é literalmente um carro surpreendente. Só que nem sempre positivamente. Ele se destaca por oferecer um ótimo espaço interno e porta-malas generoso, e ainda assim entregar um desempenho bem espertinho com seu motor 1.0 turbo. Outro ponto positivo é seu preço. A versão Shine teve recentemente seu valor reduzido de R$ 135.790 para R$ 121.990.
Porém, se por um lado ele entrega muito, por outro ele entrega muito pouco. Deixa a desejar em termos de acabamento como pelo excesso de plástico duro, a chave de moto, a ausência de faróis de LED ou acendimento automático. Em suma, falta capricho. Porém, quando o valor é atraente será que vale a pena abrir mão de alguma coisas? Vejamos.
Design e espaço
O Citröen C3 Aircross é um carro bem acertado visualmente. Com linhas mais curvas na dianteira e mais quadradas na lateral e traseira e tem muito do DNA estético da fabricante francesa. Embora, seja um carro bonito deixa a desejar em alguns quesitos. Não tem faróis de LED por exemplo, mesmo na versão topo de linha. Mas pelo menos os faróis de neblina ainda estão aqui. As rodas são em liga leve aro 17 com pneus 215/60.

Porém, só os freios dianteiros são a disco. Os traseiros ainda são a tambor. Algo questionável para uma versão topo de linha, mas muito aceitável na faixa de R$ 120.000 e ainda mais se consideramos que outros SUVs até mais caros ainda não tem os quatro freios a disco.
Quanto ao interior falta esmero. Tem plástico duro para todo lado. As portas, por exemplo, parecem ser de um carro de entrada. O painel é aquela peça de roupa bonita, mas que quando você chega perto ou toca percebe que falta qualidade. Mas a Citröen tenta distrair os consumidores com o painel de instrumentos digital de 7” e a central multimídia de 10” com acabamento black piano.

Os bancos são básicos apesar do acabamento em couro. Não espere abas largas ou se sentir abraçado. Porém, o fato de serem mais altos proporciona mais conforto, principalmente para quem vai na segunda fileira. Aproveitando que estamos falando dos passageiros traseiros, espaço é o ponto forte do C3 Aircross, que acomoda muito bem os cinco passageiros, mesmo os mais altos.
São 4.32 metros de comprimento, 2.67 m de entre-eixos, 1.79 m de largura e 1.67 m de altura. Além disso, são 493 litros de porta-malas o que é realmente elogiável.
Desempenho e consumo

Outro ponto interessante do Citröen C3 Aircross é o desempenho. Antes de irmos as impressões, vamos aos dados: ele é equipado com o motor T200 1.0 turbo de 130/125 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm de torque a 1.700 rpm combinado a um câmbio CVT Aisin que simula sete marchas. Para ir de 0 a 100 km/h ele precisa de 9,7 segundos e pode chegar até 191 km/h.
Pelos números dá para perceber que estamos falando de um carro bem espertinho. E esse ponto é bem legal no C3 Aircross, pois é um carro grande que não sacrifica o desempenho. Isso mostra o quanto a Citröen conseguiu acertar todos os pontos desse SUV. Se tem uma coisa que ele não precisa se preocupar é em ter fama de manco.

Mas uma coisa é fato, ele é muito mais esperto abaixo dos 100 km/h do que acima disso. O torque entregue em uma rotação baixa faz com que o desempenho seja muito bom nas arrancadas e retomadas na cidade. Mas esse motor 1.0 turbo tem um limite que fica muito nítido na estrada por volta dos 120 km/h. Ele está longe de ser manco, mas não significa que ele não perde o fôlego.
Quanto ao consumo é bem mediano. Mais para copo meio vazio do que meio cheio. Ele faz 7,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol e 10,6 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Segurança

A lista de itens de série do Citröen C3 Aircross Shine não é extensa, então seremos breves nesse tópico. Para começar ele sequer oferece seis airbags na versão topo de linha. Do itens de segurança (não obrigatórios) ele oferece quatro airbags (frontais e laterais), câmera de ré, faróis de neblina, luz de condução diurna, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de estacionamento traseiro e freios a disco na dianteira e a tambor na traseira.
Quanto aos equipamentos relacionados a conforto e tecnologia ele não oferece muita coisa. Na verdade, ele não tem nem chave canivete. Dói comprar um carro em pleno o ano de 2025 e receber uma chave de moto. Desabafo feito, essa versão conta com ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, limitador de velocidade, rodas de liga leve e central multimídia de 10 polegada e painel de instrumentos digital de 7 polegadas e só.
Veredicto: Citröen C3 Aircross vale a pena?

O Citröen C3 Aircross Shine tem dois grandes pontos positivos: o primeiro é seu tamanho avantajado. Ele acomoda muito bem os cinco passageiros sem sacrificar o porta-malas que também tem um tamanho ótimo (493 litros). É um porta-malas de de sedan. O segundo é que tem um bom desempenho. Ele tem retomadas e arrancadas ágeis. Na estrada, fica evidente o esforço em velocidades mais altas. Mas nada comprometedor.
O C3 Aircross é um SUV muito mais esperto do que manco. Porém, para uma versão topo de linha, deixa a desejar na lista de itens de série. Só que é preciso considerar que é um carro de R$ 121.990. O que você compra por essa faixa de preço? Um hatch topo de linha ou SUV menor de entrada.

Se esse é o orçamento ideal para você, avalie se suas prioridades são: espaço e desempenho ou um carro com acabamento mais caprichado, com mais itens de conforto e segurança? Mas se você chegou até aqui, talvez também queira nossa opinião, que é a seguinte:
Enquanto estiver na promoção, o C3 Aircross Shine pode fazer sentido para quem precisa de espaço e não quer um carro tão pelado. Com o preço normal de quase R$ 140.000 dá para encontrar opções mais interessantes. Ou até olhar para o seu irmão Basalt se quiser economizar ou para o primo Fiat Fastback de entrada.
O que você achou do Citröen C3 Aircross Shine? Conte para nós nos comentários.