Lexus ama o meio ambiente

Lexus abandona carros a combustão em mais um mercado

Agora, a Lexus deixou de oferecer dois esportivos movidos a combustão no Reino Unido. Assim, ela passa a ofertar apenas modelos eletrificados

Lexus
Lexus LC 500 conversível [Divulgação]

O mercado automotivo cada vez mais oferta carros eletrificados e os modelos a combustão acabam saindo de linha. Agora, a Lexus deixou de vender de forma definitiva os cupês LC e RC F que tinham o motor V8. Desse modo, o portfólio da fabricante passa a ser composto apenas por modelos eletrificados.

Lá no Reino Unido, a Lexus ofertava os esportivos equipados com o motor 5.0 V8. Tanto o LC quanto o RC F estavam sendo oferecidos há 7 e 10 anos no mercado local. Contudo, segundo um porta-voz da montadora em contato com o portal Autocar, eles deixaram de ser vendidos por questões legislativas e de homologação. Tanto as normas de segurança quanto as emissões de gases poluentes ficaram mais rígidas na União Europeia, o que pode ter motivado o fim de oferta dos esportivos.

Então, agora a Lexus oferece no Reino Unido um portfólio recheado de carros eletrificados. É válido ressaltar que o RC no começo até tinha uma versão híbrida em sua gama. Todavia, ela foi deixada de lado em meados de 2020. Desde então, a variante RC F, que era mais potente, vinha equipada com o propulsor V8 capaz de entregar 467 cv.

Lexus
Lexus RC 300h F Sport [Divulgação]

Vendas eram discretas

Para este mercado, o catálogo da marca passou a ser composto por sedãs, SUVs e uma minivan. O mais interessante é descobrir que cada um deles conta com algum nível de eletrificação. O SUV LBX é híbrido e é o mais acessível da fabricante. Acima dele vem o também híbrido UX, o qual é vendido no Brasil. O NX já conta com a tecnologia híbrida plug-in. Há também o RX que é híbrido e tem vocação esportiva e por último está o RZ que é 100% elétrico.

Já para os moradores do Reino Unido que não queiram um SUV da Lexus na garagem, o sedã ES é híbrido e espaçoso. Acima dele está o LS, que é um sedã grande e requintado e é híbrido. Quem precisar ainda pode contar com a versatilidade e espaço da minivan híbrida LM. Outro fator que pode ter levado ao fim da oferta dos esportivos da fabricante é que as respectivas vendas não iam nada bem. Em seus 7 anos de trajetória, o LC comercializou cerca de 630 unidades.

Por sua vez, o RC vendeu ao longo dos seus 10 anos de vida, mais de 2,6 mil unidades. Entretanto, em 2023 comercializou apenas 15 carros e o resultado de 2022 foi ainda pior com 12 emplacamentos. Assim, a Lexus do Reino Unido segue os passos da marca no Brasil, que há algum tempo oferta apenas seus modelos mais amigos do meio ambiente.

O que acha dos carros da Lexus? Já teve ou tem algum na sua garagem? Conte nos comentários


>> Governo acredita que Honda Accord híbrido precisa de recall

>> Harley-Davidson anuncia dois novos modelos para o Brasil

>> Toyota SW4 gringo é revelado e e se torna híbrido