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Chegou a hora de dizer adeus

Ações da BYD se tornaram problema para megainvestidor

O megainvestidor Warren Buffet e a Barkshire Hathaway Energy encerraram a participação na BYD após 17 anos

2 min de leitura

Anos atrás, em 2008, a Berkshire Hathaway, do megainvestidor Warren Buffett, investiu US$ 231,7 milhões em um fabricante chinês pouco conhecido. A marca em questão era a BYD, que à época não tinha a imagem consolidada globalmente como conhecemos hoje.

Dezessete anos depois, Warren Buffett deicdiu que é hora do adeus. Um relatório trimestral da Berkshire Hathaway Energy confirmou que a empresa já vendeu toda sua participação na BYD. Contudo, a saída não foi repentina.

Desde 2022, a empresa vem reduzindo silenciosamente suas ações em 15 etapas distintas, todas registradas em relatórios financeiros. Antes de iniciar o movimento de redução, a participação da Berkshire estava avaliada em US$ 7,7 bilhões (algo em torno de mais de R$ 40 bilhões, em conversão direta).

BYD Dolphin Mini amarelo visto do alto
BYD Dolphin Mini [Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Parceria entre BYD e Buffett durou quase 20 anos

Buffett comprou pela primeira vez 225 milhões de ações da BYD por conta da insistência do sócio-investidor Charlie Munger. Na ocasião, as ações da marca chinesa estava sendo negociadas por US$ 8 cada. Segundo a CNBC, as ações da BYD subiram 3.890% desde o investimento de Buffett. Ainda não se sabe exatamente quanto a Berkshire lucrou com os investimentos na BYD, mas estima-se algo em torno de bilhões de dólares.

Após a conclusão da venda, Li Yunfei, gerente geral de branding e relações públicas da BYD, agradeceu Buffett e à Berkshire Hatahay pelo investimento. No auge, a empresa de investimentos detinha cerca de 10% da marca chinesa.

Com a notícia, as ações da BYD caíram 3,4% atingindo uma mínima recente. Apesar disso, no ano passado, a marca vendeu 4,27 milhões de veículos ao redor do mundo. A expectativa inicial para este ano era de entregar até 5,5 milhões de veículos. No entanto, com o aumento da concorrência, assim como a desaceleração do mercado doméstico, a previsão foi reduzida para 4,6 milhões.

O que você acha dos carros da BYD? Se você é ou já foi proprietário, compartilhe sua experiência nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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