Essa notícia vai alegrar os apaixonados por station wagons. A Mercedes-Benz acaba de revelar como ficou a nova geração da perua CLA Shooting Brake com motorização elétrica. Com visual sofisticado, o modelo chegará em breve em duas versões, tem teto de vidro estrelado e 1.290 litros de porta-malas dependendo da configuração dos bancos. Será que ela virá um dia ao Brasil?
A nova CLA Shooting Brake será oferecida nas versões 250+ Shooting Brake EQ e a CLA 350 4Matic, sendo que a primeira é mais acessível e a segunda mais cara. No visual, elas se destacam pelo ar imponente. Na dianteira, os faróis são interligados por uma barra iluminada. A grade tem acabamento escurecido e estrelas de três pontas. As entradas de ar ficam na parte inferior do para-choque.
Capô, teto e para-brisa possuem linhas inclinadas. De acordo com a Mercedes-Benz, a nova geração da perua CLA tem mais espaço para a cabeça dos passageiros da segunda fileira, enquanto o porta-malas acomoda até 1.290 litros com os assentos traseiros rebatidos. A marca ainda afirma que a perua tem 1.800 kg de capacidade de reboque com freios.

Cinema ambulante
Na traseira, as lanternas são amplas, bem como a tampa do porta-malas e o para-choque são encorpados. Se na parte externa a CLA Shooting Brake parece elegante, por dentro ela segue a mesma filosofia. A perua elétrica conta com um teto de vidro panorâmico com isolamento térmico e 158 estrelas. Elas podem ser iluminadas.
Aliás, o teto tem função eletrocrômica e permite que o vidro fique mais opaco ou transparente. Outro destaque do interior da station wagon alemã está na parte da frente. Se o cliente escolher alguma versão do modelo e optar pelo kit MBUX Superscreen, ela vem equipada com três telas. A primeira serve como quadro de instrumentos e as demais para o infoentretenimento dos passageiros. O câmbio ficou instalado na coluna de direção.

Bem disposta
Sob o capô, a nova geração da Mercedes-Benz CLA Shooting Brake conta inicialmente com conjunto 100% elétrico nas duas versões. A CLA 250+ tem 268 cv e 34,1 kgfm, o que garante uma autonomia de 761 km (ciclo WLTP). O zero a 100 km/h é feito em 6,8 segundos. Já a CLA 350 tem 349 cv e 52,5 kgfm. Ele chega aos 100 km/h em cinco segundos, com alcance de até 730 km. Ambas possuem transmissão de duas marchas.
A bateria é de níquel, manganês e cobalto com 85 kWh de capacidade. As duas versões cravam 210 km/h de velocidade máxima. Se elas forem plugadas em tomadas de corrente contínua de até 320 kW, conseguem ter autonomia adicional de 310 km em apenas 10 minutos. De acordo com a Mercedes-Benz, as versões híbridas-leve da perua vão chegar apenas em 2026 e terão sistema de 48V.

Por fim, a chegada da nova perua CLA elétrica está prevista para acontecer até o fim de 2025, embora a fabricante alemã não tenha oficializado uma data. E não há confirmação da sua vinda ao Brasil. Se viesse, poderia duelar contra o Porsche Taycan Cross Turismo.
Você gosta das peruas ou prefere os SUVs? O que achou do visual da nova perua CLA Shooting Brake elétrica? Conte nos comentários!


