Já faz dois anos que o Mercedes-Benz C63 AMG trocou o motor V8 biturbo por um quatro cilindros turbo híbrido plug-in. Desde então, os puristas, jornalistas e até gente dentro da Daimler reclama disso. Tanto que as vendas despencaram e a marca das três estrelas precisou agir. Mas o V8 vai voltar? Tenho péssimas notícias quanto a isso…
Durante o Salão de Munique, onde a Mercedes-Benz apresentou a nova geração do GLC elétrico, a marca também revelou um teaser com um spoiler do que será o Classe C elétrico baseado na atual geração do sedan, mas com visual levemente diferente. A versão a combustão acompanhará parte das linhas do novo modelo elétrico.
A grande questão é o que será feito com o C63 AMG. Calma que ele não será totalmente elétrico. Segundo informações da Auto Express, Mathias Geiser, membro da diretoria de vendas e marketing da Mercedes-Benz, a marca vai cortar o motor quatro cilindros plug-in e substituir por algo novo.

“Temos vários opções para substituir o quatro cilindros”, afirma o executivo. “Temos disponível um seis cilindros em linha, que vai seguir. Existem várias maneiras, podendo ser híbrido ou puramente a combustão”. Ou seja, esse motor pode ou não ser eletrificado, visto que tem as duas aplicações.
Atualmente, o motor seis cilindros em linha da Mercedes é um 3.0 turbo que entrega 380 cv na versão semi-híbrida menos potente ou 449 cv na variante mais potente. Há também uma aplicação de 612 cv usada no Classe E, mas que é híbrida plug-in como o atual C63. Vale lembrar que, mesmo com quatro cilindros, o Classe C mais potente tem 680 cv.

Ou seja, de qualquer maneira, o novo modelo será menos potente, mas os entusiastas não devem reclamar, visto que o motor terá mais cilindros e voltará a entregar parte da experiência esperada por um AMG. Seu rival direto, o BMW M3, também usa um motor seis cilindros em linha e tem 523 cv na versão Competition.
Você acredita que a Mercedes-Benz fará uma boa troca de motor? Conte nos comentários.


