Ao vivo
Home » Novidades » Mitsubishi Eclipse Cross ganha nova geração e vira Renault elétrico disfarçado

Novidades

Mitsubishi de mentira

Mitsubishi Eclipse Cross ganha nova geração e vira Renault elétrico disfarçado

Produzido na França, modelo troca a motorização híbrida plug-in por conjuntos 100% elétricos e pode chegar a 600 km de autonomia no ciclo europeu

4 min de leitura

A Mitsubishi apresentou oficialmente a segunda geração do Eclipse Cross na Europa, sim o nome do SUV compacto que está no Brasil desde 2018 e parte de R$ 173.990 na versão atual a combustão. A grande novidade é que o modelo passa a ser 100% elétrico e, na prática, é uma reinterpretação do Renault Scenic europeu, trocando apenas o logotipo e adotando detalhes visuais característicos da marca japonesa.

O novo Eclipse Cross será produzido pela Renault na fábrica de Douai, na França, e estreia com bateria de 87 kWh, motor traseiro de 215 cv e 30,4 kgfm de torque, entregando até 600 km de autonomia no ciclo WLTP. A recarga pode ser feita em corrente contínua de até 150 kW ou em AC de 22 kW. 

Para 2026, está prevista uma versão intermediária com bateria de 60 kWh, motor de 179 cv e alcance de cerca de 430 km. Vale lembrar que na Europa o Eclipse Cross era vendido na configuração híbrida plug-in PHEV.

Design e interior

Mitsubishi Eclipse Cross
Mitsubishi Eclipse Cross BEV [Divulgação]

Embora compartilhe a base com o Scenic E-Tech, o Eclipse Cross ganha frente própria com a grade Dynamic Shield da marca, luzes diurnas mais alongadas e acabamento traseiro em preto brilhante. 

Por dentro, a semelhança com o carro da Renault é inevitável, com a central multimídia de 12,3 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, mas traz bancos com costura diamantada e alguns ajustes de posição de diferença. Interior esse que também lembra o Megane E-Tech vendido no Brasil e o Boreal que chega em breve.

Mitsubishi Eclipse Cross
Mitsubishi Eclipse Cross BEV [Divulgação]

O curioso é que, em vez de crescer, o SUV diminuiu em relação ao modelo anterior: agora tem 4,47 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,57 m de altura e porta-malas de 440 litros. A geração anterior media 4,54 m. 

Na Europa, os preços devem variar de 37.000 a 43.500 euros (R$ 230 mil a R$ 271 mil), dependendo da bateria e da motorização escolhida.

Sim, Nissan e Mitsubishi é uma aliança e a Nissan sofre

Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]
Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]

Essa mistura de carros não é novidade. O fruto disso vem da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, firmada em 1999. Dentro desse acordo, a Mitsubishi vem adotando modelos da Renault como base para ampliar sua gama elétrica, e o Eclipse Cross não é o primeiro. Por exemplo, o Mitsubishi Colt é derivado do Clio, o ASX do Captur e agora o Eclipse Cross toma emprestada a plataforma do Scenic.

O objetivo é reduzir custos de desenvolvimento e acelerar lançamentos, já que a meta da aliança é lançar 35 veículos elétricos até 2030, com 80% das plataformas em comum até 2026. Além disso, a parceria prevê novas arquiteturas e baterias de estado sólido no futuro.

Renault Clio Espirit Alpine [divulgação]
Renault Clio Espirit Alpine [divulgação]

O lado da Nissan, porém, vive turbulências. A marca japonesa registrou prejuízo de US$ 4,6 bilhões no último ano fiscal e iniciou um plano chamado Re:Nissan, que prevê cortes de fábricas e empregos.

Brasil fica de fora

Por enquanto, não há indicação de que o novo Eclipse Cross elétrico será vendido no Brasil. Isso porque o modelo nacional segue fabricado em Catalão (GO), com motor 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm de torque com câmbio CVT e tração dianteira ou 4×4. O SUV passou por reestilização em 2022 e ganhou a versão HPE Black em fevereiro deste ano por R$ 192.990.

eclipse cross hpe black de frente preto com um muro laranja de fundo
Mitsubishi Eclipse Cross HPE Black [divulgação]

Vale lembrar que o Renault Scenic também já foi comercializado no Brasil entre 1999 e 2010, mas saiu de linha com a queda do segmento de minivans. 

Acha que a Mitsubishi deveria trazer o novo Eclipse Cross elétrico para o Brasil ou o SUV a combustão ainda faz mais sentido por aqui? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

2 comentários em “Mitsubishi Eclipse Cross ganha nova geração e vira Renault elétrico disfarçado”

  1. Antonio Marcelo Gonçalves de Souza

    Obviamente que deve trazer para o Brasil, sobretudo o modelo 4 X 4 e sem coisas sem utilidade como teto solar e freio de mão eletrônico. Tem que trazer híbrido e VERDADEIRAMENTE 4 x 4 para clientes off road.

    • Rogério Cardoso

      O que deveria acontecer de imediato era a introdução de um motor turbo flex, no Eclipse Cross, porque no Brasil, mesmo que se use somente gasolina, precisamos de um motor flex, para absorver o percentual altíssimo de álcool na sua composição.

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar