Mitsubishi Captur

Novo ASX 2025 é lançado, mas segue um Mitsubishi de mentira

Para ganhar terreno na Europa,, a Mitsubishi prefere reciclar modelos da Renault, como fez com o Captur que virou o novo ASX 2025

Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]
Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]

Fazer parte de um grupo automotivo traz muitas regalias, como acesso a novas tecnologias, novas plataformas e até ajuda em mercados deficitários. Só que, às vezes, algumas marcas pegam o caminho mais curto, como é o caso da Mitsubishi na Europa. Até porque, ao invés de fazer novos carros, ela prefere reciclar modelos da Renault. Como é o caso do ASX 2025.

Esse não é o primeiro Mitsubishi ASX que é um Renault, até porque, antes da reestilização a marca já havia feito isso. Só que a situação antes era pior, visto que apenas o emblema era mudado e a parte interna da grade. Dessa vez, a marca se esforçou um pouco mais para disfarçar que trata-se de um Mitsubishi fake.

Renault, Peugeot e Mitsubishi

Na dianteira, o Mitsubishi ASX 2025 tem mudanças bem presentes em relação ao Captur. O para-choque é todo diferente para poder abrigar a grade frontal em formato de X, típica da marca japonesa. A abertura de ar superior tem frisos cromados que dão ênfase ao logotipo. Só que os faróis e a luz de LED copiada da Peugeot, são idênticas ao primo Renault.

Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]
Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]

Na traseira, não há nenhuma novidade. O novo ASX permanece com o mesmo conjunto do Captur, incluso a câmera de ré, que deveria ficar disfarçada no logotipo da marca francesa, fica perdido no meio da tampa. O diamante da marca foi trocado pelo escrito Mitsubishi em letras garrafais. Porque, vai que alguém confunde com um Renault.

Por dentro, o que o Captur 2025 recebeu, o novo ASX copiou. Ou seja, há nova central multimídia com 10,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Porém, a marca francesa não deixou a Mitsubishi usar o painel de instrumentos digital de 10,4 polegadas, somente a tela de 7 polegadas igual à do Kardian.

Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]
Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]

Híbrido, se quiser

Na parte mecânica, ele conta com motor 1.0 três cilindros turbo igual ao usado pelo Renault Kardian no Brasil. Contudo, no Mitsubishi ASX são apenas 89 cv. Há também opção do motor 1.3 quatro cilindros turbo do Duster brasileiro, mas com sistema semi-híbrido que entrega 134 cv na versão manual ou 158 cv na opção automatizada de dupla embreagem.

Para quem quer uma dose de eletrificação, o Mitsubishi ASX 2025 traz motor 1.6 quatro cilindros aspirado pareado a dois motores elétricos. São 143 cv ao todo em um conjunto híbrido tradicional, igual ao do Toyota Corolla Cross, mas bem mais potente e também mais eficiente. Não há chances desse modelo ser vendido no Brasil. 

Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]
Mitsubishi ASX 2025 [divulgação]

Gostou do visual do novo Mitsubishi ASX ou a marca precisava se esforçar mais para não ficar óbvio que ele é um Renault?


>>Renault pode ter matado o Stepway 1.6 manual

>>Renault Duster 2024 ganha versão 4×4 turbo manual na Argentina

>>Renault Trafic voltará ao Brasil importado já em 2024