Home » Novidades » Montadoras chinesas podem entrar nos EUA sem tarifas

Novidades

Montadoras chinesas podem entrar nos EUA sem tarifas

As montadoras chinesas já estão investindo em fábricas no México e podem ingressar nos EUA praticamente isentas de tarifas

3 min de leitura

Muito se discute sobre a guerra comercial entre China e Estados Unidos, com os automóveis desempenhando um papel central, principalmente sobre o futuro dos veículos elétricos.

A Casa Branca já elevou as tarifas sobre produtos chineses, especialmente os veículos elétricos, que enfrentarão um aumento nos impostos de importação de 25% para 100% quando as mudanças entrarem em vigor em agosto.

Outros itens utilizados na fabricação de veículos elétricos, como baterias, e alguns minerais, também tiveram um aumento nas tarifas. Há um temor de que o excesso de produtos chineses possa ameaçar os empregos e a indústria norte-americana.

BYD King [divulgação]
BYD King [divulgação]

Enquanto a China pondera possíveis movimentos comerciais, outras montadoras estão focadas em encontrar maneiras de se posicionar nos Estados Unidos, independentemente das tarifas em vigor. Uma dessas estratégias é investir no México.

A BYD já anunciou seus planos de construir uma fábrica. Embora afirme não ter planos imediatos de exportar veículos para os Estados Unidos. Esse seria um passo importante, pois estabelece a presença do fabricante na América do Norte.

BYD Tan 2024 [divulgação]
BYD Tan 2024 [divulgação]

Os benefícios comerciais de fabricar um carro no México antes de exportá-lo para os Estados Unidos são significativos. O Acordo Estados Unidos-México-Canadá exige que pelo menos 75% dos componentes automotivos sejam fabricados na América do Norte para se beneficiar do livre comércio.

Os carros com componentes feitos na China seriam tributados em 2,5% ao serem levados para os Estados Unidos, abrindo assim um caminho para que as montadoras chinesas ingressem no mercado norte-americano praticamente isentas de impostos.

chinesas BYD

Mesmo assim, a situação também é complicada para o México. Com os fabricantes chineses estabelecendo uma presença, a disputa pode surgir, com empresas como GM, Ford, Stellantis, Toyota e Honda, todas produzindo carros na região.

Contudo, se os Estados Unidos desejarem impedir a entrada de carros chineses, terão que enfrentar a possibilidade da chegada de veículos feitos no México por empresas da China.

Enquanto isso, o interesse em veículos elétricos chineses está crescendo entre os consumidores norte-americanos, especialmente os jovens compradores. Um estudo revelou que 76% dos entrevistados com menos de 40 anos estão dispostos a comprar um veículo chinês. As informações são do site carscoops.com.

Qual a sua opinião sobre essa disputa entre os países? Escreva nos comentários!


>>Volvo EX30 tem problemas no painel de instrumentos na multimídia

>>Sedã da Lotus supera Tesla Model Y e BYD Yuan Plus em teste

>>Os 5 SUVs compactos mais gastões do Brasil


YouTube video

1 comentário em “Montadoras chinesas podem entrar nos EUA sem tarifas”

  1. Tootsuki

    Eu não duvido nada o governo dos EUA ameaçar impor sansões ao México se o governo deixar essas fábricas chinesas se instalarem lá.

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar