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Motor diesel da GWM

Motor diesel na GWM mostra mudança drástica de direcionamento na chinesa

Antes só com modelos eletrificados, GWM entendeu que precisa de um motor diesel no Brasil para ganhar mercado com Poer e Haval H9 nacionais

GWM Poer diesel vermelha de frente
GWM Poer diesel [divulgação]

Quando a GWM chegou ao Brasil, a marca chinesa havia feito a promessa de que só venderia carros eletrificados por aqui. No mínimo, seus modelos teriam motor HEV ou seriam PHEV ou elétricos. Sistema semi-híbrido MHEV ou puramente era descartado. Mas agora a GWM vai ter um motor diesel no Brasil.

Essa mudança drástica de trajetória reforça o comportamento que a GWM tem apresentado no Brasil desde sempre. Ela se adapta ao gosto local e atende demandas que os clientes brasileiros desejam. Os carros que vem para cá, inclusive, são modificados para atender ao nosso gosto.

A situação da Poer é ainda mais emblemática porque os concessionários locais rejeitaram a versão antiga da caminhonete. Havia uma clara insatisfação com o interior e com o visual externo. Ambos os elementos foram mudados na China e alguns itens passaram por adequações para o nosso mercado.

motor 2.4 turbo diesel da GWM
motor 2.4 turbo diesel da GWM [divulgação]

Só que a vinda do motor diesel se deve a dois fatores. O primeiro é que a rede pediu por esse conjunto. É fato de que no Brasil é preciso de motor diesel para vender uma caminhonete média. O segmento é tão regrado, que quem tem menos de 200 cv vira piada. 

Por isso, inclusive, o motor 2.4 quatro cilindros turbo diesel que a GWM hoje usa na linha Poer, Haval e Tank fora do Brasil será recalibrado para render mais potência. E fiquem tranquilos pois já trabalhará com o biodiesel brasileiro sem problemas. Prova disso é que ela está em testes há mais de um ano.

Outro fator para a escolha foi o fracasso gigantesco da BYD Shark. Ainda que a GWM vá insistir em um sistema PHEV, ela vai usar em uma variante diferente da Poer e mais voltada ao luxo. Além disso, a caminhonete híbrida terá tração 4×4 com cardã e reduzida, algo que a Shark não tem. 

Por fim, a localização de produto da GWM será tão forte que as Poer, tanto diesel, quanto PHEV, serão produzidas no Brasil. Os primeiros lotes devem ser importados, mas a fabricação local já foi confirmada pela marca. Outro ponto que se tornou essencial para os picapeiros, especialmente para combater o preconceito contra marcas chinesas. 

E também teremos um SUV diesel da GWM

Vale lembrar também que o motor 2.4 quatro cilindros turbo diesel será usado no SUV grande Haval H9. O modelo será produzido no Brasil com sete lugares para rivalizar diretamente com Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer. O modelo também terá conjunto PHEV, mas o foco deve ficar no motor diesel, tal qual a Poer.

Você acredita que a GWM fez bem em mudar sua estratégia para o Brasil? Conte nos comentários.