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Nem chegou direito ao Brasil e o GAC Aion Y já ganha novo visual na China

Minivan elétrica lançada em maio no mercado brasileiro recebe reestilização de meia-vida no país de origem com mudanças no design e novidades

5 min de leitura

O GAC Aion Y mal começou sua vida no Brasil e já ganhou um facelift na China. A minivan elétrica, que chegou por aqui em maio, acaba de ser atualizada na Ásia com um novo visual externo, mudanças pontuais no interior e preços competitivos. Por lá, o modelo atualizado é chamado de Aion Y Plus e custa entre 119.800 e 149.800 yuans (cerca de R$ 95 mil a R$ 119 mil em conversão direta).

A atualização foi revelada pela marca nesta semana e mostra que o foco é deixar o modelo competitivo contra o avanço de rivais como BYD Song Max e outras minivans elétricas vendidas na China. Mesmo com a estreia recente no Brasil, a montadora já prepara o terreno para renovar a imagem do modelo na Ásia, indicando que o facelift poderá chegar por aqui nos próximos anos.

O que mudou no GAC Aion Y?

Na reestilização de meia-vida, a principal mudança no visual do GAC Aion Y Plus está na traseira. A lanterna foi redesenhada e agora traz o logotipo da marca iluminado no centro, criando uma assinatura visual mais marcante. A dianteira e o restante da carroceria seguem sem alterações.

GAC Aion Y Plus reestilizado na China de traseira
GAC Aion Y Plus [Divulgação]

Por dentro, o GAC Aion Y recebeu melhorias no sistema multimídia. A interface foi atualizada, e agora há integração com smartphones por meio dos sistemas Carlink e Hicar é sem fio —  espelhamento de celular na China, que funciona de forma parecida com o Android Auto e Apple CarPlay. 

O navegador também ganhou um recurso de contagem regressiva para semáforos, que é muito útil para o motorista se programar em locais urbanos. Já os bancos dianteiros e traseiros podem ser rebatidos completamente, aumentando assim a versatilidade do interior. Além disso, o banco do motorista passou a contar com aquecimento e ventilação.

GAC Aion Y Plus reestilizado interior
GAC Aion Y Plus [Divulgação]

O modelo ainda inclui recursos de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo e acompanhamento automático em congestionamentos. Os retrovisores externos agora têm rebatimento elétrico e aquecimento.

O resto da cabine também não foi alterado e fica aquilo que já conhecemos: central multimídia de 14,6 polegadas, painel de instrumentos de 10,25 polegadas, volante com assistência elétrica, ar condicionado digital, console central limpo, entre outros itens. 

GAC Aion Y Plus reestilizado na China de frente na cor prata
GAC Aion Y Plus [Divulgação]

Na China, o novo GAC Aion Y Plus segue com a mesma motorização elétrica de 204 cv e 22,9 kgfm, com autonomia declarada de até 490 km no ciclo chines NEDC. Sua bateria de íons de lítio possui 63,2 kWh e pode ser carregada em até 75 kW em corrente contínua (DC), subindo de 30% a 80% em 55 minutos. 

E o GAC Aion Y no Brasil?

O modelo desembarcou no mercado brasileiro junto com outros três carros em maio de 2025. Por aqui, ele está disponível em duas versões: Premium, por R$ 174.990, e Elite, por R$ 184.990. Ambas trazem o mesmo conjunto de 204 cv de potência, com promessa de até 318 km de autonomia, segundo o Inmetro

Entre os equipamentos de série, o GAC Aion Y brasileiro conta com painel digital, central multimídia flutuante, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, teto solar panorâmico e carregador por indução.

Imagem mostra GAC Aion Y
GAC Aion Y [Divulgação]

Apesar de ter chegado há pouco tempo, o visual do modelo vendido no Brasil ainda é o mesmo do projeto anterior, sem as atualizações aplicadas agora na China. Isso mostra que, se o modelo tiver boa aceitação por aqui, é possível que o facelift de meia-vida também chegue ao mercado nacional.

Quem é a GAC? 

A GAC Group é uma das maiores montadoras estatais da China, com sede em Guangzhou. Desde o final dos anos 1990, a empresa consolidou parcerias estratégicas com gigantes japonesas como Toyota e Honda, por meio das joint ventures GAC Toyota e GAC Honda. 

GAC GS8 branco de frente andando na estrada
GAC GS8 [Divulgação]

Essas colaborações das empresas permitiram à GAC absorver tecnologia, processos de produção e padrões de qualidade das montadoras japonesas. Além das parcerias, a GAC desenvolveu marcas próprias, como a Aion, focada em veículos elétricos, e a Trumpchi, voltada para o mercado de combustão interna. Em 2021, a empresa foi a quarta maior fabricante chinesa de veículos elétricos plug-in, com uma participação de mercado de 4%.  

Expansão no Brasil

Em maio de 2025, a GAC iniciou oficialmente suas operações no Brasil, lançando cinco modelos: Aion Y, Aion V, Hyptec HT, o híbrido plug-in GS4 Hybrid e o sedã elétrico Aion ES. O movimento prevê investimentos de R$ 7,4 bilhões nos próximos cinco anos.  A marca também foca em produzir carros no Brasil no final de 2026, embora não há detalhes o estado onde ficaria essa planta. 

O objetivo de estabelecer uma cadeia de suprimentos completa no Brasil até 2030. A empresa já conta com 33 concessionárias no país, cobrindo mais de 95% das áreas urbanas. A meta é atingir 100 mil unidades vendidas até 2030. 

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2 comentários em “Nem chegou direito ao Brasil e o GAC Aion Y já ganha novo visual na China”

  1. Lauro

    O problema dos carros chineses está sendo a rápida modificação dos seus modelos, o que lamentavelmente acarreta desvalorização precoce e prejuízo a curto prazo para os consumidores.

  2. Alfredo Massa

    O Aion Y é inovador no visual e o Elite tem adas recheado, espaço interno formidável e interior sofisticado. Bate tranquilamente no Yuan Pro e Plus.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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