O GAC Aion Y mal começou sua vida no Brasil e já ganhou um facelift na China. A minivan elétrica, que chegou por aqui em maio, acaba de ser atualizada na Ásia com um novo visual externo, mudanças pontuais no interior e preços competitivos. Por lá, o modelo atualizado é chamado de Aion Y Plus e custa entre 119.800 e 149.800 yuans (cerca de R$ 95 mil a R$ 119 mil em conversão direta).
A atualização foi revelada pela marca nesta semana e mostra que o foco é deixar o modelo competitivo contra o avanço de rivais como BYD Song Max e outras minivans elétricas vendidas na China. Mesmo com a estreia recente no Brasil, a montadora já prepara o terreno para renovar a imagem do modelo na Ásia, indicando que o facelift poderá chegar por aqui nos próximos anos.
O que mudou no GAC Aion Y?
Na reestilização de meia-vida, a principal mudança no visual do GAC Aion Y Plus está na traseira. A lanterna foi redesenhada e agora traz o logotipo da marca iluminado no centro, criando uma assinatura visual mais marcante. A dianteira e o restante da carroceria seguem sem alterações.

Por dentro, o GAC Aion Y recebeu melhorias no sistema multimídia. A interface foi atualizada, e agora há integração com smartphones por meio dos sistemas Carlink e Hicar é sem fio — espelhamento de celular na China, que funciona de forma parecida com o Android Auto e Apple CarPlay.
O navegador também ganhou um recurso de contagem regressiva para semáforos, que é muito útil para o motorista se programar em locais urbanos. Já os bancos dianteiros e traseiros podem ser rebatidos completamente, aumentando assim a versatilidade do interior. Além disso, o banco do motorista passou a contar com aquecimento e ventilação.

O modelo ainda inclui recursos de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo e acompanhamento automático em congestionamentos. Os retrovisores externos agora têm rebatimento elétrico e aquecimento.
O resto da cabine também não foi alterado e fica aquilo que já conhecemos: central multimídia de 14,6 polegadas, painel de instrumentos de 10,25 polegadas, volante com assistência elétrica, ar condicionado digital, console central limpo, entre outros itens.

Na China, o novo GAC Aion Y Plus segue com a mesma motorização elétrica de 204 cv e 22,9 kgfm, com autonomia declarada de até 490 km no ciclo chines NEDC. Sua bateria de íons de lítio possui 63,2 kWh e pode ser carregada em até 75 kW em corrente contínua (DC), subindo de 30% a 80% em 55 minutos.
E o GAC Aion Y no Brasil?
O modelo desembarcou no mercado brasileiro junto com outros três carros em maio de 2025. Por aqui, ele está disponível em duas versões: Premium, por R$ 174.990, e Elite, por R$ 184.990. Ambas trazem o mesmo conjunto de 204 cv de potência, com promessa de até 318 km de autonomia, segundo o Inmetro
Entre os equipamentos de série, o GAC Aion Y brasileiro conta com painel digital, central multimídia flutuante, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, teto solar panorâmico e carregador por indução.

Apesar de ter chegado há pouco tempo, o visual do modelo vendido no Brasil ainda é o mesmo do projeto anterior, sem as atualizações aplicadas agora na China. Isso mostra que, se o modelo tiver boa aceitação por aqui, é possível que o facelift de meia-vida também chegue ao mercado nacional.
Quem é a GAC?
A GAC Group é uma das maiores montadoras estatais da China, com sede em Guangzhou. Desde o final dos anos 1990, a empresa consolidou parcerias estratégicas com gigantes japonesas como Toyota e Honda, por meio das joint ventures GAC Toyota e GAC Honda.

Essas colaborações das empresas permitiram à GAC absorver tecnologia, processos de produção e padrões de qualidade das montadoras japonesas. Além das parcerias, a GAC desenvolveu marcas próprias, como a Aion, focada em veículos elétricos, e a Trumpchi, voltada para o mercado de combustão interna. Em 2021, a empresa foi a quarta maior fabricante chinesa de veículos elétricos plug-in, com uma participação de mercado de 4%.
Expansão no Brasil
Em maio de 2025, a GAC iniciou oficialmente suas operações no Brasil, lançando cinco modelos: Aion Y, Aion V, Hyptec HT, o híbrido plug-in GS4 Hybrid e o sedã elétrico Aion ES. O movimento prevê investimentos de R$ 7,4 bilhões nos próximos cinco anos. A marca também foca em produzir carros no Brasil no final de 2026, embora não há detalhes o estado onde ficaria essa planta.
O objetivo de estabelecer uma cadeia de suprimentos completa no Brasil até 2030. A empresa já conta com 33 concessionárias no país, cobrindo mais de 95% das áreas urbanas. A meta é atingir 100 mil unidades vendidas até 2030.
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O problema dos carros chineses está sendo a rápida modificação dos seus modelos, o que lamentavelmente acarreta desvalorização precoce e prejuízo a curto prazo para os consumidores.
O Aion Y é inovador no visual e o Elite tem adas recheado, espaço interno formidável e interior sofisticado. Bate tranquilamente no Yuan Pro e Plus.