A China é um mercado peculiar e, entre suas principais características, está o foco não primordialmente na experiência de condução, mas nos ocupantes traseiros, com amplo espaço para as pernas. A Nio está desenvolvendo um novo SUV pensado diretamente para famílias grandes, e o ES9, aliás, se posiciona acima do ES8, assumindo o posto de opção topo de linha da marca.
Não apenas isso: o ES9 se junta à crescente gama da fabricante como o maior SUV elétrico disponível atualmente na China, superando o ES8, segundo informações do CarNewsChina. Dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) indicam dimensões de 5,36 m de comprimento, 2,02 m de largura e 1,87 m de altura.
Na ponta da fita métrica, as dimensões do novo SUV elétrico são similares a da Ford Ranger Limited, que oferece 5,35 m de comprimento, 1,91 m de largura e 1,88 mde altura, para comparar. Essas medidas tornam o Nio ES9 85 mm mais longo, 29 mm mais largo e 70 mm mais alto em relação ao ES8. Paralelamente a isso, a distância entre-eixos é de generosos 3,25 m, ou 120 mm a mais que a do irmão menor. Na Ranger, são 3,27 m.

Com visual exterior que remete ao Cadillac Escalade, as linhas da carroceria seguem a identidade do ES8, embora a porção dianteira seja mais vertical e quadrada. Na traseira, o design mostra a lanterna contínua, algo que se tornou tendência entre modelos elétricos. Além disso, é possível notar a presença de estribos laterais com acionamento elétrico, que facilitam o acesso ao habitáculo, enquanto no teto está instalado o radar do sistema LiDAR.
Qual é o conjunto elétrico do SUV?
Seis opções de rodas estarão disponíveis, embora os detalhes técnicos completos ainda não tenham sido divulgados. De acordo com o Carscoops, o conjunto motriz contará com um motor elétrico no eixo dianteiro, com 244,4 cv, associado a outro no eixo traseiro, com 462,5 cv. No total, o sistema entrega 706 cv e 71,3 kgfm.
A energia é armazenada em uma bateria de 102 kWh. Não há informações oficiais sobre o tempo de recarga, mas a Nio oferece a possibilidade de troca rápida da bateria descarregada por outra totalmente carregada em cerca de três minutos. Apesar das dimensões e da potência elétrica, o novo SUV da Nio não tem previsão de ser comercializado fora do mercado chinês, ao menos de acordo com as informações iniciais.

E você, acredita que um SUV elétrico com essas dimensões faria sucesso em nosso mercado? Compartilhe sua opinião nos comentários!



