Ao vivo
Home » Novidades » Nissan terá seu próprio Dolphin Mini e usará o novo Twingo como inspiração

Novidades

Compacto onde pode

Nissan terá seu próprio Dolphin Mini e usará o novo Twingo como inspiração

A Nissan quer ter um rival para o BYD Dolphin Mini. Por isso, vai usar o novo Renault Twingo de base para projetar o futuro hatch Wave

2 min de leitura

O sucesso do BYD Dolphin Mini segue incomodando as demais marcas. E de olho em quem busca um carro elétrico acessível, a Nissan revelou que terá seu modelo. Ele será batizado de Wave e será um irmão japonês do novo Renault Twingo. A marca dona do Versa espera que a produção não traga tantas despesas e aposta em preço baixo para se destacar nas vendas.

A novidade da montadora japonesa será revelada oficialmente no próximo ano, segundo o Autocar. Inclusive, a mídia internacional conversou com Giovanny Arroba, chefe de design da fabricante para a Europa. Durante o bate papo, Giovanny revelou que o visual do Wave será inspirado nos carros retrô que a marca japonesa tinha na década de 1980.

Desse modo, os executivos da Nissan esperam que o público logo se afeiçoe ao seu novo carro elétrico acessível. E a fim de reduzir os custos ao máximo, sua produção acontecerá junto ao do novo Twingo. Aliás, o hatch subcompacto elétrico japonês usará a plataforma AmpR Small e terá cerca de 3,79 m de comprimento.

Renault Twing e-Tech verde visto de lado e com faróis acesos
Renault Twingo e-Tech [Divulgação]

Mais detalhes

Outro item compartilhado entre o Twingo e o Wave será a bateria. Ela é desenvolvida pela CATL e é feita com o composto químico de ferro, lítio e fosfato. O dispositivo possui 27,5 kWh de capacidade e fornece autonomia para o francês de cerca de 262 km.

Para se destacar na categoria, o novo carro elétrico acessível da Nissan ainda deverá dispor de itens de condução semiautônoma em sua variante mais cara, painel de instrumentos digital e central multimídia atualizada.

BYD Dolphin Mini GS 2026 azul estático
BYD Dolphin Mini 2026 [Auto+/Luiz Forelli]

Seu desenvolvimento ganhou mais força após o governo europeu resolver incentivar as montadoras a terem carros urbanos acessíveis, principalmente se forem eletrificados. Já em relação ao preço, a marca japonesa espera que ele custe menos de 20 mil libras, ou cerca de R$ 145 mil. Embora tenha diversos detalhes acertados, ainda não há confirmação da venda do Wave fora da Europa e nem se ele virá algum dia ao Brasil.

Queria que a Nissan trouxesse seu carro elétrico acessível ao Brasil? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar