O Jeep Cherokee vem se preparando para voltar ao mercado norte-americano após ter saído de linha nos Estados Unidos em 2023. O SUV médio reaparece agora em sua sexta geração, ainda em fase de teasers. A novidade irá usar a mesma base do novo Wagoneer, a plataforma modular STLA Large, e foi mostrada pela primeira vez em vídeo oficial divulgado pela própria Jeep, com direito a comparações entre a geração passada e o novo modelo.
Outra dúvida e rumores do Cherokee era se seu nome iria ser alterado, mas isso foi descartado após os vídeos divulgados pelo canal do YouTube da marca. O nome Cherokee continua como uma opção intermediária entre o Compass e o Grand Cherokee, mantendo seu foco no segmento mais popular do mercado norte-americano.
O que muda no visual do novo Cherokee?
Em vez de seguir a linha de design mais arredondada da geração anterior, o novo Cherokee aposta em um visual mais quadrado, robusto e alinhado à nova identidade visual da marca como o Compass, Wagoneer S e Recon.

A traseira ganhou destaque nos teasers mais recentes, com lanternas mais verticais e uma faixa em black piano que contorna a placa, dando um ar mais sofisticado.
Na dianteira, a grade frontal de sete fendas, típica da Jeep, continua, mas com proporções maiores, lembrando o Grand Cherokee, porém com elementos próprios.
Imagens do interior também já foram flagradas e divulgadas pelo site Carscoops e revelam uma cabine moderna seguindo levemente a tendência atual dos interiores do carro da Jeep, como o Wrangler, que também já foi flagrado.

A central multimídia permanece no centro e não flutuante como do Compass. Também há comandos sensíveis ao toque para o ar-condicionado e cluster digital A nova geração do Cherokee também deve ter uma tela opcional para o passageiro, como no Wagoneer S.
O console central abriga um seletor giratório de marchas e botão para troca de modos de condução.
Plataforma STLA Large
O novo Cherokee será construído sobre a plataforma STLA Large da Stellantis. Essa arquitetura modular é a mesma dos futuros Wagoneer S e Recon EV, e pode receber motores a combustão, híbridos e totalmente elétricos.

Vale lembrar que essa é uma das quatro arquiteturas de veículos da Stellantis, dentro do seu plano estratégico Dare Forward 2030. As plataformas são a STLA Small, Medium, Large e Frame. No caso do Compass, irá utilizar a Medium.
Inicialmente, o novo Cherokee será oferecido com uma motorização híbrida. Versões 100% elétricas também estão previstas, aproveitando a flexibilidade da nova base.
E por que o Cherokee saiu de linha?
Nos Estados Unidos, o Cherokee foi vendido entre 1974 e 2023. Ao longo das décadas, passou por várias gerações e foi um dos SUVs mais conhecidos da Jeep. A quinta geração, que estreou em 2013, foi vendida até 2023, mas perdeu fôlego nos últimos anos.
![Jeep Cherokee [divulgação] suv moderno](https://uploads.automaistv.com.br/2025/06/jeep_cherokee_pioneer_3_edited.webp)
Em 2024, não houve registro de vendas do modelo por lá e ele deixou de ser fabricado na planta de Belvidere, que foi temporariamente desativada.
Já no Brasil, o Cherokee foi importado entre 1994 e 2015. A terceira geração chegou por aqui em 2002, seguida pela quarta em 2008 e a quinta em 2014.
![Jeep Cherokee [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Cherokee-ed-1-1200x721.jpg)
Por aqui, o modelo nunca teve grande volume de vendas por causa dos altos preços e da importação limitada. Hoje, só o Grand Cherokee é vendido por aqui — uma versão maior, mais cara e refinada, que divide nome, mas tem proposta completamente distinta.
Quando chega?
A produção do novo Cherokee começa nos Estados Unidos no segundo semestre de 2025, como modelo 2026. A Jeep ainda não divulgou detalhes sobre preços ou versões, mas promete que o SUV vai oferecer mais inovação, conteúdo de série e custo competitivo para disputar o segmento mais aquecido do mercado norte-americano.

No Brasil, ainda não há confirmação de que o modelo retornará ao portfólio da marca. E por se tratar de SUV médio, não faz sentido a Stellantis colocar outro SUV médio da marca que poderia ofuscar às vendas de um dos líderes do segmento, o Compass. Além disso, o Cherokee seria mais caro por ser refinado, por isso não deveremos esperar ele por aqui.
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