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Land Rover ou Jeep? Novo Wagoneer S deixou muitos confusos

Se não fosse pela grade de sete fendas, facilmente o novo Jeep Wagoneer S se passaria por um Land Rover da linha Range Rover

Jeep Wagoneer S [divulgação]
Jeep Wagoneer S [divulgação]

Por muitos anos o Land Rover Range Rover Evoque serviu de inspiração para os SUVs. Tanto para modelos dentro da Land Rover, quanto fora (sim, estou falando de você Ford Territory). Mas agora a Jeep, que sempre teve modelos tão originais, parece que fez uma visitinha à concessionária Land Rover para fazer o novo Wagoneer S.

O Jeep Wagoneer S é o terceiro SUV elétrico que a Stellantis apresentou que fará a composição da linha eletrificada da fabricante do Renegade. Para Europa haverá o Avenger (com chance de ser feito no Brasil com motor a gasolina), depois como produto global o off-road Recon e para o segmento de luxo o Wagoneer S.

Esse nome pode mudar até o início das vendas do SUV grande de luxo em 2024, já que a própria marca afirma que esse pode não ser seu batismo final. Uma mudança seria algo bom, visto que hoje a Jeep possui Wagoneer, Wagoneer L, Grand Wagoneer e Grand Wagoneer L. Que tal Wagoneer Sport?

Land Rover Wagoneer?

Mas a grande questão é o quanto esse modelo se parece um Land Rover. O desenho dos faróis é quase idêntico ao do Range Rover Sport, assim como o para-choque. Se não fosse pela grade iluminada de sete fendas, a confusão seria certeira. Até mesmo o nome Wagoneer escrito no capô colabora para a confusão.

Lateral também é totalmente Land Rover, com um toque mais forte do Velar. O ponto de maior discrepância entre eles é a caixa de roda, já que todo Jeep tem essa peça quadrada, enquanto os SUVs britânicos não. Já a lanterna traseira espichada para a lateral e interligada só não é idêntica aos Land Rover porque é toda iluminada e não tem placas pretas.

Jeep Wagoneer S [divulgação]
Jeep Wagoneer S [divulgação]
O que o Jeep Wagoneer S tem que os modelos britânicos que o inspiraram não possuem é motorização totalmente elétrica. O modelo usa um conjunto de 608 cv capaz de catapulta-lo aos 100 km/h em 3,5 segundos. É performance similar ao já aposentado Grand Cherokee Trackhawk que contava com motor V8 Hellcat do Challenger.

Como todo Jeep precisa, ele conta com tração nas quatro rodas e sistema inteligente capaz de gerenciar a tração individualmente. A autonomia é de 644 km com carga completa, mas a Jeep não revelou sobre qual base ele foi construído. A julgar pelo porte, dificilmente ele usa as bases CMP e EMP2 da Peugeot, devendo ser feito sobre a Giorgio da Alfa Romeo.

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