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No Brasil só em 2026

Ram Dakota é revelada e começa a ser produzida para enfrentar Hilux

Picape média compartilha base com a Fiat Titano e será a aposta da Ram para enfrentar Hilux, Ranger e S10

5 min de leitura

A Ram anunciou nesta segunda-feira (13) que a nova Dakota teve início de produção e revelou por completo seu visual final. O modelo será produzido na Argentina ao lado da prima Fiat Titano e chega ao Brasil no início de 2026, se posicionando como a picape média da marca contra Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.

Apresentada na fábrica da Stellantis em Córdoba, a Dakota será lançada no mercado argentino ainda neste ano, com foco em exportação para toda a região. O projeto faz parte do plano industrial da Stellantis, que investiu R$ 2 bilhões para transformar o Polo Automotivo de Córdoba em um hub estratégico de produção de picapes na América do Sul.

A versão apresentada foi a Warlock, que tem apelo mais off-road, com o nome Warlock estampado na lateral da caçamba e visual reforçado por rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado, pneus de uso misto, estribos laterais e a clássica Rambar.

Ram Dakota estático cinza na fábrica da Stellantis
Ram Dakota [Divulgação]

Visual robusto e motor da Titano

A nova Dakota foi desenvolvida a partir da mesma base da Fiat Titano, e ambas derivam da picape chinesa Changan Kaicene F70, fruto de uma antiga parceria entre a PSA (hoje Stellantis) e a fabricante chinesa. A plataforma também deu origem à Peugeot Landtrek e à Ram 1200, vendida em outros mercados.

Mesmo com origem compartilhada, a Dakota traz uma identidade própria e mais alinhada ao DNA da Ram. A dianteira exibe uma grande ampla com o nome RAM destacado no centro, faróis afilados com assinatura em LED e um para-choque robusto com aberturas verticalizadas em preto onde abriga os faróis auxiliares. O capô tem o emblema RAM TURBO, em referência ao motor. O ângulo de ataque é também é bem elevado.

Ram Dakota com fundo branco estático
Ram Dakota [Divulgação]

De perfil, a picape exibe rodas exclusivas, pneus de uso misto e molduras pronunciadas nos para-lamas. A traseira, vista rapidamente no vídeo de apresentação, mostra lanternas em LED e o nome RAM em destaque na tampa da caçamba.

A nova Ram Dakota será vendida no Brasil em três versões, todas equipadas com o motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de oito marchas, exatamente o mesmo conjunto usado na Fiat Titano e tração 4×4. O desempenho coloca a picape em linha com as principais rivais do segmento. 

Ram Dakota estático cinza na fábrica da Stellantis
Ram Dakota [Divulgação]

A Toyota Hilux tem 2.8 turbodiesel de 204 cv e 42,8 kgfm, a Chevrolet S10 entrega 207 cv e 52 kgfm com o mesmo motor 2.8, enquanto a Ford Ranger parte do 2.0 de 170 cv e 41,3 kgfm, chegando ao V6 de 250 cv e 61,2 kgfm nas versões topo de linha. Ou seja, a Dakota promete ficar próxima das líderes em força e desempenho, perdendo apenas para as opções V6 mais caras.

Em tamanho, ela também segue o padrão das médias, com cerca de 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,85 m de altura e entre-eixos de 3,18 m. A caçamba deve suportar 1.109 litros de capacidade e suporta até 1.020 kg de carga útil.

Ram deu Ctrl C e Ctrl V no interior

Interior da Ram Dakota
Ram Dakota [Divulgação]

Por dentro, o visual repete com bastante fidelidade a picape chinesa Changan Hunter, com painel e central multimídia interligados por uma única peça, ambas com 12,3 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e navegação embarcada.

O console central elevado oferece carregador por indução para celular, entradas USB tipo C, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, modos de condução e bloqueio eletrônico do diferencial traseiro. A picape também conta com seis airbags e sistema de condução semiautônoma.

Interior da Ram Dakota
Ram Dakota [Divulgação]

O acabamento aparenta boa qualidade, com destaque para o novo volante multifuncional, amplos porta-copos.

Foco regional e produção argentina

Com a Dakota, a Stellantis inicia oficialmente a produção da marca Ram na Argentina. O projeto vai gerar 1.800 empregos, sendo 400 dedicados à nova picape e 50% ocupados por mulheres.

“O lançamento da Ram Dakota é um exemplo concreto de como a integração local impulsiona a competitividade regional. O projeto fortalece nossa rede de fornecedores, gera empregos qualificados e permite fabricar veículos com padrões globais”, comentou Herlander Zola, presidente da Stellantis na América do Sul.

Ram Dakota estático cinza na fábrica da Stellantis
Ram Dakota [Divulgação]

A nova Ram Dakota chegará ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2026, posicionada entre a Rampage e a 1500.

Acha que a nova Dakota tem força pra encarar Hilux, Ranger e S10 no Brasil? Deixe seu comentário!


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13 comentários em “Ram Dakota é revelada e começa a ser produzida para enfrentar Hilux”

  1. Mauricio

    Picape chinesa com dna da Fiat, tô fora….

  2. Luis

    Enfrentar a temida FRONTIER tbm.

  3. Marcio

    Vai vender entre 300 e 500 unidades por mês.

  4. Vilmar

    Tecnologia com certeza terá bem mais que as Toyotas…

    • Jefferson

      Hilux é um dinossauro sem estabilidade e sem tecnologia.. Nem motor está prestando mais.

    • Luciano

      Tem que aguentar o serviço pesado e ir em oficina so pra trocar filtros e óleos como é a toyota e s10. No meu caso, claro, que mal escuto rádio. Na maior parte do tempo ando no campo e estradas de terra com muitos buracos, pedras, poeira e barro. Estão muita frecurite, luzinha e apps nao resolvem..Ademais, peças de hilux e s10 acha em qualquer boteco, o que baixa muito o custo de manutenção..o resto é resto

  5. Alessandro

    Vai depender muito de preço, pois enfrentar Hilux e Ranger quê já estão consagradas por aqui não é fácil.

  6. Mario Lucio

    Vai dar show, esperando pra comprar uma!

  7. Jefferson

    Seria mais uma opção para brigar com a bomba da Ranger. A S10 já está tomando o lugar dela, essa tem tudo para conseguir isso também. O lugar da Ranger é num ferro velho. Vendo a minha, finalmente. Só problemas e recalls todos os meses.

    • Robson

      Será que você tem uma Ranger de verdade?

  8. Rosalvo

    Se tiver a qualidade da rampage, preço competitivo, vai dar trabalho para os concorrentes…

  9. Hanilton Miranda de Sousa Teixeira

    Esperamos que seja competitiva tanto nos preços quanto na manutenção e que tenha boa qualidade nas peças e que só visita oficina esporadicamente. Vamos aguardar.

  10. Ricardo Alves Pereira

    Se for barato vai vender bem . Não tem porque custar muito mais que a titano.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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