O mês de novembro será bastante agitado no setor automotivo. Uma das próximas novidades que o público conhecerá será a nova da Toyota Hilux. A caminhonete média japonesa finalmente terá mudanças para competir diretamente com Ford Ranger e Chevrolet S10. Assim, a fabricante espera seguir com as vendas do modelo em alta. Mas, quando será que ela vai ser lançada por aqui?
Até o momento, apenas um teaser sombrio da novidade foi revelado. Nele, dá para notar que a nova Hilux mudará drasticamente se comparada com o modelo atual. Ela continuará sendo montada a partir da plataforma IMV, mas que passará por mudanças. Na dianteira, seus faróis de LED serão mais finos e o nome da montadora estará escrito em destaque.
A ideia é manter o miolo da geração atual, mas mudar frente e traseira tal qual aconteceu com a Chevrolet S10. Por isso, na traseira, a nova Toyota Hilux terá lanternas de LED na vertical e com grafismos que lembram a letra “C”. O nome da caminhonete estampará a tampa da caçamba. Aliás, essa peça contará com um pequeno spoiler proeminente.

Amiga do meio ambiente
Internamente, a nova Hilux vai mudar drasticamente. O acabamento terá atualizações importantes. Bancos com novos desenhos e adição de novos materiais deverão ser novidade. O painel de instrumentos será digital e terá a companhia de uma central multimídia de 10 polegadas. Ela terá aspecto flutuante, tal como no sedan médio Corolla. E o console central ganhará novo desenho.
Já que ela vai seguir enfrentando a Mitsubishi Triton, a nova Toyota Hilux trará mais itens ADAS de condução semiautônoma. No entanto, é na motorização que ela quer surpreender. Lá fora, a caminhonete japonesa já conhece o motor 2.8 turbo diesel de 204 cv e que é semi-híbrido. Ele tem um pequeno sistema elétrico de 48V.


Este último chega para substituir o motor de partida e o alternador. Sua função é reduzir o nível de emissões de poluentes e o consumo de combustível. Mas, não tem força para tracionar as rodas. Aliás, a tração continuará sendo 4×4, assim a picape enfrentará sem tanto medo os desafios do fora-de-estrada. O câmbio automático passará a ser de oito marchas.
Quando virá ao Brasil?
Mais para frente, os executivos da Toyota preveem o lançamento da picape em versões híbrida convencional e até elétrica. O primeiro mercado a conhecer de perto a nova Hilux será a Tailândia, onde ela é produzida. A fabricante dona do Yaris Cross espera iniciar suas vendas em outros mercados asiáticos ainda este ano. Para o Brasil, é esperado que a Hilux reestilizada chegue somente em 2027. Ela será montada na Argentina, em Zárate.

Está ansioso para ver a Hilux de cara nova? Gosta dela ou prefere a S10? Conte nos comentários


