.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Um Compass para cada mercado

Novo Compass pode não chegar aos EUA e Jeep esclarece

O novo Jeep Compass revelado é destinado apenas ao mercado europeu. Mas, como será que vai ser a nova geração do modelo em outros lugares?

Novo Compass pode não chegar aos EUA e Jeep esclarece

O novo Jeep Compass acabou de ser revelado oficialmente. O irmão maior do Renegade vai trocar de plataforma, ter motorizações eletrificadas e mais destaques. Contudo, o modelo apresentado agora é destinado apenas ao mercado europeu. Mas, e como será a próxima geração do SUV médio para os Estados Unidos e o Brasil?

Curiosa sobre o futuro do modelo, o portal internacional Motor1.Com entrou em contato com a montadora para obter informações. Em resposta, a fabricante contou que está reavaliando sua estratégia de produtos para a América do Norte. Além disso, os futuros veículos que serão apresentados para o mercado local deverão ter opções flexíveis de motorização para atender a demanda da clientela.

Por isso que o novo Jeep Compass teve os trabalhos suspensos para o mercado norte-americano. Aliás, a planta de Brampton também teve sua produção paralisada. A terceira geração do SUV médio deveria ter montagem iniciada em uma instalação no Canadá e assim chegaria aos Estados Unidos em 2026. Mas, os planos mudaram drasticamente.

Jeep Compass 2026 Europeu azul de frente
Jeep Compass 2026 Europeu [divulgação]

E a variante brasileira?

Mesmo que o futuro do Compass esteja sendo decidido para os Estados Unidos, a instalação de Brampton segue recebendo o investimento que a marca já havia anunciado. Era esperado que com a modernização do maquinário, a planta pudesse produzir a nova geração do SUV, já que ela estaria apta a montar modelos a partir da plataforma STLA Medium, base da terceira geração do Compass.

Mais para frente é possível que a Jeep explique sua estratégia sobre o novo Compass para a região norte-americana. Afinal de contas, a atual geração do modelo que é produzida no México e importada para a terra cuidada por Donald Trump está entre os carros mais vendidos da marca. Em 2024, ele acumulou 111.697 unidades vendidas.

Já para o Brasil, os planos são outros. O Auto+ apurou o que a Jeep e a Stellantis preparam para o SUV médio. Por aqui, o modelo vai também ter uma nova vida, só que vai usar a arquitetura atual. Um dos motivos para haver essa mudança é que o SUV vendido no Brasil usa a plataforma Small Wide, que para a marca é mais robusta, consegue ter tração 4×4 com eixo cardã e por conseguir ter algum nível de eletrificação.

Está ansioso para ver como será o novo Compass brasileiro? Conte nos comentários