Último muscle-car V8 do mundo

Novo Ford Mustang GT chega ao Brasil por R$ 529 mil

Sétima geração do muscle-car mais icônico da história, novo Ford Mustang GT tem mais potência que o antigo Mach 1

Ford Mustang GT [divulgação]
Ford Mustang GT [divulgação]

Lançado no ano passado nos EUA, o Ford Mustang GT finalmente chega ao Brasil renovado. Único muscle-car V8 do mundo, já que o novo Dodge Charger só usa motor seis cilindros ou elétrico, o novo Mustang é um verdadeiro sobrevivente. E agradeça pela existência de seu irmão SUV elétrico Mach-E, pois ele possibilitou a criação do novo Mustang.

Por conta das regras rígidas de emissões de poluentes e de barulho, a Ford usa o que o Mach-E não emite para compensar o estrago ambiental que o Mustang faz. Mas pouca gente vai reclamar de não ser tão amigo da natureza quando se tem um motor 5.0 V8 aspirado de 488 cv e 58 kgfm de torque roncando de maneira belíssima.

Em relação á geração anterior, o Mustang GT recebeu novo corpo de borboleta duplo, além de mudanças na admissão de ar. Ele ficou 5 cv mais potente que o Mach 1 e ganhou 1 kgfm de torque. Mesmo sendo 22 kg mais pesado (1.836 kg), o 0 a 100 km/h se manteve em 4,3 segundos. O câmbio é automático de dez marchas, igual ao da Ford Ranger. 

Ford Mustang GT [divulgação]
Ford Mustang GT [divulgação]

Personalização de condução

Um dos pontos interessantes do novo Mustang é que ele conta com cinco modos de condução (normal, esportivo, escorregadio, pista e pista drag). Cada modo altera padrões de direção, acelerador, escape, câmbio e controles eletrônicos. Contudo, o motorista ainda pode alterar a direção em três modos, o escape em quatro modos diferentes e a suspensão também em quatro opções.

Por falar em suspensão, o sistema Magneride recebeu melhorias e está mais rápido. Inclusive há um modo de detecção de buracos que deixa a suspensão dura antes de passar por um relevo, evitando pancadas secas. O Ford também traz barras estabilizadoras do Mach 1 e freio Brembo nas quatro rodas. 

Modo drift

Ele agora traz freio de estacionamento eletrônico com modo drift. Quando ativado, o puxador de freio funciona quase como um sistema mecânico, permitindo ao motorista controlar o quanto de travamento das rodas traseiras ele quer para permitir derrapar de lado com o Mustang.

Por dentro, ele recebeu novo painel de instrumentos totalmente digital com tela de 12,4 polegadas e várias opções de mostradores. Inclusive, há uma opção que simula o cluster do Mustang Fox Body dos anos 1980. A central multimídia tem 13,2 polegadas e traz Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Ford Mustang GT [divulgação]
Ford Mustang GT [divulgação]

Diversão brasileira

Entre as tecnologias mais legais está o controle de aceleração pela chave. Desenvolvido no Brasil, o Remote REV permite acelerar o Mustang pela chave simplesmente para fazer graça nas ruas quando o carro está estacionado. É o tipo de coisa totalmente desnecessária, mas muito divertida.

Na parte de segurança, o novo Mustang GT recebeu monitoramento de ponto cego, sensor de ré e assistente de manobra evasiva. Ele mantém piloto automático adaptativo, chave presencial, sete airbags, farol alto automático, bancos dianteiros com regulagem elétrica, aquecimento e ventilação, além de volante aquecido.

Ford Mustang GT [divulgação]
Ford Mustang GT [divulgação]

No Brasil, o Ford Mustang GT será oferecido nas cores Vermelho Zadar, Azul Algavre, Vermelho Arizona, Azul, Estoril, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias. As duas primeiras cores são inéditas na gama nacional. 

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