Culpa do efeito Dolphin?

Ford desiste de SUV elétrico para ter seu próprio Dolphin 

Novamente, o sucesso dos carros da BYD e de outras chinesas tem incomodado marcas tradicionais e a Ford já quer seu próprio Dolphin

Ford Mustang Mach-E [Auto+ / João Brigato]
Ford Mustang Mach-E [Auto+ / João Brigato]

A Ford está preocupada com o sucesso dos carros chineses. Por conta disso, a fabricante pode ter adiado os planos para o lançamento de um SUV elétrico de sete lugares. A montadora americana decidiu priorizar o desenvolvimento de um veículo elétrico (EV) mais acessível, com preço estimado em US$ 25.000.

De acordo com uma reportagem da Bloomberg, essa mudança estratégica tem como objetivo enfrentar a ameaça representada pelos fabricantes de automóveis chineses, em especial a BYD. Segundo a reportagem, a Ford está preocupada com a presença dessas marcas chinesas no mercado e vê a necessidade de se adaptar rapidamente.

Para liderar o desenvolvimento de seu carro elétrico acessível, a Ford montou uma equipe sediada em Irvine, Califórnia, composta por cerca de 100 pessoas. Alan Clarke, conhecido por sua liderança anterior na engenharia do Model Y da Tesla, está à frente dessa iniciativa. 

BYD Dolphin Mini [divulgação]
BYD Dolphin Mini [divulgação]

A equipe está concentrando seus esforços na construção de uma plataforma que utilize uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP). Essa arquitetura visa não apenas carros pequenos ou SUVs, mas também caminhonetes compactas. E a Ford tem pressa, já que gostaria que seu elétrico barato chegasse ao mercado até 2026.

A reportagem não diz se essa data se refere à primeira aparição pública do veículo ou quando ele sairá da linha de produção, mas diz que a Ford busca alcançar a lucratividade já no primeiro ano de produção do seu novo carro elétrico. Para atingir esse objetivo, a seleção cuidadosa dos componentes será fundamental.

BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]
BYD Dolphin Plus [Auto+ / João Brigato]

As baterias LFP podem custar aproximadamente um terço a menos do que as baterias de íon de lítio, o que contribuirá para reduzir os custos de produção do veículo. Além disso, a construção de uma plataforma versátil capaz de suportar vários modelos permitirá à Ford maximizar suas ofertas de produtos e reduzir ainda mais os custos.

O CEO Jim Farley deixou claro que as equipes de EV da Ford estão focadas em custo e eficiência, considerando a concorrência com a Tesla e os fabricantes de automóveis chineses como o desafio final. De fato, é justamente a competição dessas marcas chinesas que está impulsionando o interesse renovado da Ford em veículos elétricos de baixo custo. Ou seja, mais uma vez vemos o estrago que a BYD tem feito em algumas montadoras tradicionais.

Acha que a Ford vai conseguir combater as marcas chinesas? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> CAOA: um império nascido de um mal negócio com um Ford

>> Citroën aumenta o preço de todas as versões do C3 no Brasil

>> Jeep Renegade e Compass Longitude sobem de preço