Novidades

Novo Qashqai mostra como Nissan briga com o Jeep Compass lá fora

SUV médio mais vendido da Europa, Nissan Qashqai bem que poderia ser vendido no Brasil para tirar o sono do Jeep Compass

Nissan Qashqai [divulgação] Compass
Nissan Qashqai [divulgação]

Enquanto no Brasil o Jeep Compass reinou até agora sozinho no segmento de SUVs médios de base, lá na Europa quem tem a coroa é o Nissan Qashqai. Agora em sua terceira geração, o campeão de vendas mostra como a Nissan poderia tirar o sono do Compass aqui no Brasil caso ele viesse.

Irmão maior do Kicks, o Qashqai é construído sobre a plataforma modular CMF-C do grupo Renault Nissan. Ele ficou 3,5 cm mais largo, 2,5 cm mais alto e teve entre-eixos esticado em 2 cm em relação à geração anterior.

O Nissan Qashqai entrega 4,44 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,62 m de altura. Assim, ele é 5 cm mais longo que o Compass, 1 cm mais estreito e tem altura intermediária entre as versões flex e diesel do Jeep.

Nissan Qashqai [divulgação]
Nissan Qashqai [divulgação]

Turbo e elétrico

Enquanto aqui no Brasil o Jeep Compass se prepara para receber um novo motor turbo e aposta no diesel como alternativa, o Nissan Qashqai vai por outro caminho. O modelo conta com um 1.3 quatro cilindros turbo que será usado pelo Renault Captur por aqui em breve. Lá na Europa ele entrega 156 cv e 27,5 kgfm de torque.

A transmissão automática Xtronic CVT é exatamente a que será usada pelos futuros Nissan e Renault turbinados no Brasil. Já como alternativa, o Qashqai oferece sistema e-Power que estará no Kicks brasileiro nos próximos anos.

Nissan Qashqai [divulgação]
Nissan Qashqai [divulgação]
Trata-se de um conjunto elétrico que move as rodas do SUV. Contudo, é o motor 1.5 quatro cilindros aspirado que alimenta as baterias, funcionando como um gerador. Na prática ele anda como um carro elétrico, mas pode ser abastecido normalmente como um veículo a combustão.

Mais ousado que o Kicks

Assim como Compass e Renegade compartilham diversos elementos, mas são carros completamente diferentes, Kicks e Qashqai tem linguagem visual semelhante, mas são opostos em design. O SUV médio é mais ousado, conta com vincos na carroceria mais fortes e algumas criativas soluções de estilo.

Nissan Qashqai [divulgação]
Nissan Qashqai [divulgação]
Os faróis, por exemplo, têm desenho de letra C e são recortados na parte central. Eles ficam ligados à grade frontal em V e ganham destaque pelo forte vinco no capô. A lateral tem linhas fortes que parecem dobrar o metal como papel. Coluna A pintada e aplique plástico na coluna C ligando o vidro lateral ao traseiro permitiu ao novo Qashqai pintura contrastante no teto.

Atrás, o SUV médio segue a nova linguagem visual da Nissan. As lanternas finas de LED se esticam pelas laterais e um prolongamento na parte inferior cria uma fenda no para-choque. Há ainda nome Qashqai estampado na tampa do porta-malas logo abaixo do logotipo da marca.

Nissan Qashqai [divulgação]
Nissan Qashqai [divulgação]
A cabine é elegante e conta om uma grande faixa de couro. Há novo volante, central multimídia flutuante e painel de instrumentos totalmente digital. A manopla de câmbio é a mesma do novo Mitsubishi Outlander, assim como o desenho do ar-condicionado parece semelhante.

Vale lembrar que o Nissan Qashqai será vendido na Europa ainda em 2021 e chegará aos EUA como Rogue Sport. Não há planos da marca japonesa para vender o SUV por aqui, mas seria uma ótima alternativa contra Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross e, principalmente, Jeep Compass.

Nissan Qashqai [divulgação]
Nissan Qashqai [divulgação]

>>Toyota mira 25% de crescimento em 2021 por causa do Corolla Cross

>>Revelada nova geração do Honda HR-V que deve brigar com o Compass

>>Volkswagen Taos tem revelados seus atributos contra o Jeep Compass