Ao vivo
Home » Novidades » Novo SUV compacto da Mitsubishi ganha mais mercados, mas Brasil fica de fora

Novidades

Novo SUV compacto da Mitsubishi ganha mais mercados, mas Brasil fica de fora

XForce no sudeste asiático, Outlander Sport em alguns mercados: novo SUV compacto da Mitsubishi não vem ao Brasil

3 min de leitura

Você pode até não se lembrar, mas já tivemos o Mitsubishi Outlander Sport no Brasil. Na verdade, o modelo não passava de um ASX reestilizado. Só que ele agora está em sua segunda geração. Com cada vez mais países vendendo o modelo, fica a pergunta: temos chance de ter o XForce / Outlander Sport por aqui no lugar do ASX?

Desenvolvido e produzido na Indonésia, o Mitsubishi XForce é o SUV compacto de entrada da marca por lá. Só que agora, a Mit começou a comercializar o modelo também no México e na África do Sul. Como a Europa só recicla modelos da Renault, tanto que transformou o Captur em ASX, seria mais lógico que o XForce / Outlander Sport viesse para cá, certo?

Segundo Mauro Correia, presidente da Mitsubishi do Brasil em entrevista ao Auto+ no ano passado, “ele [Outlander Sport] só vem em uma próxima geração se for vendido nos EUA. As leis e regulamentações do sudeste asiático não são as mesmas do Brasil. Aqui ele não passaria”.

Mitsubishi Outlander Sport amarelo de traseira andando na lama
Mitsubishi Outlander Sport [divulgação]

E isso tem levantado várias questões na imprensa internacional, especialmente norte-americana. Afinal, o visual do SUV compacto agrada bastante ao mercado e a Mitsubishi precisa urgentemente de novos modelos de alto volume para auxiliar suas vendas por lá e, querendo ou não, por aqui também.

Questão do motor

Outro problema forte, segundo o executivo, é o motor. “Dinamicamente ele é muito bom. Suspensão boa, super estável nas curvas. É um Mitsubishi de verdade. Mas lá ele usa motor 1.5 aspirado. Aí não dá. Se viesse para cá, teria que ser, no mínimo, o 1.5 turbo do Eclipse Cross”, pondera Mauro sobre o SUV compacto da Mitsubishi.

interior do Mitsubishi Outlander Sport
Mitsubishi Outlander Sport [divulgação]

Esse também seria um ponto bem sensível aos EUA, que preferem motores maiores e mais potentes. Um 1.5 aspirado seria prontamente rejeitado pelo mercado. Ou seja, enquanto mexicanos, sul-africanos e boa parte dos países do sudeste asiático já andam com o XForce / Outlander Sport, nós teremos que esperar.

Afinal, caso o modelo venha (e há muito potencial para isso), teria de passar por modificações extensas para atender ao padrão norte-americano e, consequentemente, o brasileiro. Assim como o Toyota Corolla Cross foi desenhado para o sudeste asiático e depois ganhou o mundo, o SUV compacto da Mitsubishi pode passar pelo mesmo processo.

Mitsubishi Outlander Sport amarelo de lado na estrada
Mitsubishi Outlander Sport [divulgação]

Isso se a Mitsubishi conseguir resolver sua questão com Nissan e Honda

Você acha que o XForce / Outlander Sport faria sucesso no Brasil? Conte nos comentários.


YouTube video

2 comentários em “Novo SUV compacto da Mitsubishi ganha mais mercados, mas Brasil fica de fora”

  1. Tootsuki

    A Mitsubishi vacilou tanto em não trazer esse carro pra cá, poderia ser a virada de chave da marca por aqui.

  2. Randy de Lima

    A Mitsubishi está perdendo espaço para os chineses. E não será dessa forma que ela vai recuperar terreno

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar