
Enfim, o novo VW Nivus GTS está oficialmente entre nós. A nova variante com alma esportiva resgata a linha Gran Turismo Sport da marca, já conhecida por ter passado pelo Gol e, mais recentemente, pelo Polo e pelo próprio Nivus. Para fins de curiosidade vale citar que o primeiro carro a receber a nomenclatura GTS foi o VW Passat.
A versão GTS chega como topo de gama e se destaca das demais por elementos exclusivos no visual e pela dose extra de performance. Sob o capô está o ponto alto da versão: o motor 1.4 TSI turbo, que atua em conjunto com o câmbio automático de seis marchas. O conjunto entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque — exatamente o mesmo oferecido em modelos como T-Cross Highline, Virtus Exclusive e o SUV médio Taos.
Para ir de 0 a 100 km/h o VW Nivus GTS precisa de 8,4 segundos e pode chegar até 206 km/h. O consumo com etanol é de 8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Já com gasolina é de 11,6 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada.

Para garantir uma performance esportiva o Nivus GTS passou por várias alterações dinâmicas. Ele ganhou novos amortecedores dianteiros (10% mais tração) e traseiros (25% mais tração). A barra estabilizadora, as molas traseiras e os coxins também são novos. O sistema de direção foi recalibrado, assim como o sistema ESC.
Todas essas mudanças conferiram ao VW Nivus GTS uma redução de 12% de convergência em curva, redução de 11% na variação de cambagem em curva e redução de 11% no yow rate overshoot. Essas reduções ajudam o carro a melhorar a estabilidade, segurança e conforto do condutor, além de trazer mais previsibilidade de direção.
Como é a aparência do novo VW Nivus GTS

Na dianteira, o para-choque exibe uma ampla entrada de ar central, acompanhada por aberturas verticais que contribuem para a aerodinâmica. A maior diferença em relação às versões convencionais do SUV-cupê está no detalhe em vermelho na parte inferior.
A principal alteração visual está nas rodas de liga leve de 18 polegadas(opcional), com acabamento diamantado e pintura preta — exclusivas da versão GTS, já que as demais usam rodas de 17 polegadas. As saias laterais também são exclusivas desta configuração e reforçam o apelo esportivo.

Outro diferencial está no teto: o Nivus GTS não traz o rack presente nas outras versões. Já na traseira, os destaques vão para o spoiler em preto brilhante e o emblema GTS aplicado no centro da tampa do porta-malas, com acabamento em vermelho. O interior também ganhou visual esportivo com acabamento escurecido e detalhes em vermelho no painel, volante e bancos.
Assistentes de direção e preço
O VW Nivus GTS conta com assistente de condução ativo, assistente ativo de mudança de faixa, detector de ponto cego, assistente traseiro de saída de vaga, sistema de estacionamento automático e quatro modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Falaremos mais deles depois que rodarmos com o carro.

Essa versão será oferecida em cinco cores: Preto Ninja (R$ 0), Branco Cristal (R$ 900), Cinza Moonstone (R$ 1.750), Azul Titan (R$ 1.750) e Vermelho Sunset (R$ 1.750). As rodas de liga leve aro 18 custam R$ 2.050. Agora respondendo à pergunta que não quer calar desde o começo do texto é o preço. O Nivus GTS chega ao mercado por R$ 174.990.
O valor será visto como salgado por muita gente, mas não é muito diferente do que já era praticado pela Volkswagen. A versão Highline, por exemplo, é ofertada a partir de R$ 160.790.
O que você achou do novo VW Nivus GTS? Conte para nós nos comentários?