A Chevrolet revelou oficialmente, nos Estados Unidos, o novo Corvette ZR1X, um hipercarro híbrido com tração integral, desempenho de outro mundo e mais potência que qualquer outro Corvette já produzido. Com 1.267 cv gerados por um conjunto de motor V8 biturbo e propulsão elétrica, o modelo é um salto na história da marca e será colocado à venda até o final de 2025.
O ZR1X é o ápice da oitava geração do Corvette e combina o motor central traseiro 5.5 V8 biturbo (chamado LT7), de 1.078 cv e 112,3 kgfm, com um motor elétrico no eixo dianteiro que adiciona mais 186 cv e 19,9 kgfm. Isso resulta em um carro de tração nas quatro rodas e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos, além de completar o 400 m em menos de nove segundos.
A eletrificação do modelo não quer dizer que é preciso carregá-lo. O Corvette ZR1X usa freios regenerativos para abastecer sua bateria de 1,9 kWh. Além disso, o sistema elétrico pode se adaptar ao uso na pista, com modos de endurance, volta rápida e até push-to-pass para liberar toda a força do conjunto com um botão no volante.

Para segurar toda essa potência, a Chevrolet teve que desenvolver um novo sistema de freios chamado J59, com discos de carbono-cerâmica de 16,5 polegadas (os maiores da história do Corvette) e pinças de 10 pistões na frente. Nos testes, o carro atingiu 1,9 G de desaceleração ao frear de 290 km/h para 190 km/h em uma curva no circuito de Nürburgring, na Alemanha.
O Corvette ZR1X também traz o novo modo PTM Pro, que irá estrear em todos os Corvettes a partir de 2026. Com ele, o piloto pode desligar os controles de tração e estabilidade, mas ainda manter recursos como vetorização de torque por frenagem, launch control e controle ativo de tração nas curvas.


Haverá duas configurações de chassi: a versão padrão, com pneus Michelin Pilot Sport 4S e foco em usabilidade na rua; e a ZTK Performance, com pneus Michelin Cup 2R, suspensão mais firme e pacote aerodinâmico completo.
Esse último pacote também adiciona apêndices como as asas dianteiras, extrator sob a carroceria e uma enorme asa traseira capaz de gerar até 544 kg de pressão aerodinâmica em alta velocidade.

No interior, o Corvette ZR1X acompanha o novo painel de instrumentos digital de 14 polegadas, central multimídia de 12,7” e uma terceira tela lateral de 6,6”, todas com informações em tempo real sobre o desempenho. O console também foi redesenhado, e há ainda materiais nobres em toda a cabine.
Produzido em Kentucky, nos EUA, com motor V8 montado à mão por especialistas, o ZR1X será oferecido nas versões cupê e conversível com teto rígido retrátil.


Ainda sem preço divulgado, o modelo deverá custar mais de US$ 250 mil nos Estados Unidos, o que equivale a cerca de R$ 1,35 milhão na cotação atual, claro, sem impostos. A Chevrolet já confirmou que o modelo chegará às lojas norte-americanas até o fim de 2025.
No Brasil, a GM nunca importou o Corvette de forma oficial. As unidades que rodam no país são de importações independentes. Então, infelizmente, não teremos o ZR1X por aqui, mas quem sabe um apaixonado não faça a loucura.
Acha que o Corvette ZR1X merece o título de hipercarro americano?



