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Bizarro de potente

Novo ZR1X é revelado como o Corvette mais potente já fabricado com tração integral, eletrificação e 1.267 cv

Modelo será o mais rápido da história da Chevrolet e chega ao mercado até o fim de 2025

4 min de leitura

A Chevrolet revelou oficialmente, nos Estados Unidos, o novo Corvette ZR1X, um hipercarro híbrido com tração integral, desempenho de outro mundo e mais potência que qualquer outro Corvette já produzido. Com 1.267 cv gerados por um conjunto de motor V8 biturbo e propulsão elétrica, o modelo é um salto na história da marca e será colocado à venda até o final de 2025.

O ZR1X é o ápice da oitava geração do Corvette e combina o motor central traseiro 5.5 V8 biturbo (chamado LT7), de 1.078 cv e 112,3 kgfm, com um motor elétrico no eixo dianteiro que adiciona mais 186 cv e 19,9 kgfm. Isso resulta em um carro de tração nas quatro rodas e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos, além de completar o 400 m em menos de nove segundos.

A eletrificação do modelo não quer dizer que é preciso carregá-lo. O  Corvette ZR1X usa freios regenerativos para abastecer sua bateria de 1,9 kWh. Além disso, o sistema elétrico pode se adaptar ao uso na pista, com modos de endurance, volta rápida e até push-to-pass para liberar toda a força do conjunto com um botão no volante.

Chevrolet Corvette ZR1X [Divulgação]

Para segurar toda essa potência, a Chevrolet teve que desenvolver um novo sistema de freios chamado J59, com discos de carbono-cerâmica de 16,5 polegadas (os maiores da história do Corvette) e pinças de 10 pistões na frente. Nos testes, o carro atingiu 1,9 G de desaceleração ao frear de 290 km/h para 190 km/h em uma curva no circuito de Nürburgring, na Alemanha.

O Corvette ZR1X também traz o novo modo PTM Pro, que irá estrear em todos os Corvettes a partir de 2026. Com ele, o piloto pode desligar os controles de tração e estabilidade, mas ainda manter recursos como vetorização de torque por frenagem, launch control e controle ativo de tração nas curvas.

Haverá duas configurações de chassi: a versão padrão, com pneus Michelin Pilot Sport 4S e foco em usabilidade na rua; e a ZTK Performance, com pneus Michelin Cup 2R, suspensão mais firme e pacote aerodinâmico completo. 

Esse último pacote também adiciona apêndices como as asas dianteiras, extrator sob a carroceria e uma enorme asa traseira capaz de gerar até 544 kg de pressão aerodinâmica em alta velocidade.

Interior azul do Chevrolet Corvette ZR1X
Chevrolet Corvette ZR1X [Divulgação]

No interior, o Corvette ZR1X acompanha o novo painel de instrumentos digital de 14 polegadas, central multimídia de 12,7” e uma terceira tela lateral de 6,6”, todas com informações em tempo real sobre o desempenho. O console também foi redesenhado, e há ainda materiais nobres em toda a cabine.

Produzido em Kentucky, nos EUA, com motor V8 montado à mão por especialistas, o ZR1X será oferecido nas versões cupê e conversível com teto rígido retrátil. 

Ainda sem preço divulgado, o modelo deverá custar mais de US$ 250 mil nos Estados Unidos, o que equivale a cerca de R$ 1,35 milhão na cotação atual, claro, sem impostos. A Chevrolet já confirmou que o modelo chegará às lojas norte-americanas até o fim de 2025.

No Brasil, a GM nunca importou o Corvette de forma oficial. As unidades que rodam no país são de importações independentes. Então, infelizmente, não teremos o ZR1X por aqui, mas quem sabe um apaixonado não faça a loucura. 

Acha que o Corvette ZR1X merece o título de hipercarro americano?


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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