Ao vivo
Home » Novidades » Omoda Jaecoo oferecerá hatch compacto para quem não quer um elétrico

Novidades

Os hatches seguem vivos

Omoda Jaecoo oferecerá hatch compacto para quem não quer um elétrico

A Omoda terá um hatch compacto a combustão para quem deseja uma condução mais próxima do solo e não quer um modelo elétrico ou híbrido

3 min de leitura

Futuramente, a Omoda Jaecoo terá um hatch compacto equipado com motor a combustão para rivalizar com Volkswagen Polo, Peugeot 208 e Hyundai HB20. A estratégia vai na contramão de outros fabricantes, que concentram esforços no desenvolvimento de SUVs híbridos e elétricos.

De todo modo, trata-se de uma iniciativa importante para manter esse segmento vivo em meio à enxurrada de utilitários esportivos com elevada distância do solo. O novo modelo provavelmente será chamado de Omoda 3 e deverá ser equipado com motor 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina, com injeção direta.

Além de preservar um segmento cada vez mais raro, o futuro hatch compacto também atenderá consumidores que não desejam um SUV ou não se sentem confortáveis em adquirir um modelo elétrico ou híbrido plug-in. Com soluções técnicas mais descomplicadas, ele poderá contar com conjunto híbrido-leve (MHEV) e híbrido pleno (HEV).

Omoda 3 azul de traseira
Omoda 3 [Reprodução]

Por enquanto, as configurações híbrido plug-in (PHEV) e elétrica (BEV) estão descartadas, segundo informações publicadas por Auto Esporte e Motor.es. Trata-se de uma decisão alinhada ao posicionamento do Parlamento Europeu, que recuou da proposta de banir as vendas de automóveis com motores a combustão a partir de 2035.

Compartilhamento com o Omoda 4, já confirmado no Brasil

A chegada do Omoda 3 representa uma oportunidade para a marca ocupar parte do espaço deixado pelo Renault Clio, modelo de grande relevância nos mercados da França, Portugal e Espanha. Apesar disso, as informações ainda são limitadas, com a apresentação da carroceria definitiva prevista apenas para meados de 2027.

Existe a possibilidade de o novo hatch compartilhar componentes e equipamentos com o futuro SUV de entrada Omoda 4, já confirmado para o Brasil para o último trimestre deste ano. Ou seja, entre outubro e dezembro. Aliás, o Omoda 4 terá sob o capô um motor 1.0 turbo associado a um conjunto híbrido flex, com a missão de disputar o mercado frente a Fiat Pulse, Chevrolet Sonic, Nissan Kicks, Volkswagen Tera e Renault Kardian.

Além disso, ainda de acordo com a Auto Esporte, o motor 1.0 turbo foi desenvolvido praticamente do zero, com potência estimada em torno de 130 cv e torque de 22,9 kgfm. O desenvolvimento desse novo propulsor deverá ser concluído em 2026.

E você, o que acha dos carros da Omoda & Jaecoo? Compartilhe sua opinião nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar